Quer morar no interior? 12 franquias com investimento a partir de R$ 15 mil
Nesta pandemia, você não teve vontade de fugir das capitais e ter uma vida mais calma no interior, tocando seu próprio negócio? O UOL separou 12 opções de franquia para abrir em cidades fora dos grandes centros urbanos e com investimento inicial a partir de R$ 15 mil.
Para Ruy Barros, consultor de negócios do Sebrae-SP, investir em franquias em cidades do interior traz algumas vantagens, como concorrência menor, aluguel de imóveis mais barato e facilidade na fidelização de clientes.
Para ter fluxo maior de clientes, tente abrir sua franquia em cidades com mais de 100 mil habitantes e próximas a grandes centros urbanos, locais com mais probabilidade de ter clientes que irão de identificar com o seu negócio.
Ruy Barros, consultor de negócios do Sebrae-SP
Barros, no entanto, diz ainda que o franqueado não deveria investir mais do que 40% de seus recursos na instalação do negócio (adaptação do imóvel, maquinário, treinamento, estoque etc.). "Pense que você precisará de capital de giro para os primeiros meses, até que o negócio deslanche", afirmou.
Alertas antes de investir em franquia
Antes de comprar franquia de qualquer tamanho, veja algumas recomendações de especialistas, como ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF). Outro alerta é tomar cuidado com franquias de baixo valor. Para especialistas, um risco comum que se corre ao comprar franquias baratas é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor de produtos e serviços da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso.
Também é preciso se preparar para ser dono do seu próprio negócio, como estudar sempre e manter-se atualizado.
Confira 12 opções de franquias. Os dados foram fornecidos pelas empresas.
1) Vida Leve
É uma rede de franquias de produtos naturais selecionados a granel, suplementos e produtos orgânicos, vegetarianos e veganos, entre outros. Foi fundada em 2015, em São José do Rio Preto (SP). Tem 40 franquias. Os produtos são vendidos dentro de pontos comerciais, como academias, supermercados e shoppings.
Raio-X
- Investimento inicial: R$ 15 mil (inclui taxa de franquia e estoque inicial)
- Royalties: isento
- Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
- Lucro médio mensal: 40%
- Prazo de retorno: de 3 a 5 meses
- Site: www.redevidaleve.com.br
2) TFlow
É uma rede de franquias especializada em moda masculina (camisetas, camisas, calçados, acessórios e moda infantil). Foi criada em 2013, em São José do Rio Preto (SP). Tem 110 unidades.
A empresa tem o modelo de negócio que é a venda de porta em porta, para cidades a partir de 5.000 habitantes. O franqueado leva numa mala expositora cerca de 140 peças.
Raio-X
- Investimento inicial (venda porta a porta): R$ 15 mil (inclui taxa de franquia, marketing e estoque inicial)
- Royalties: isento
- Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
- Lucro médio mensal: 50%
- Prazo de retorno: de 2 a 3 meses
- Site: www.tflow.com.br
3) Go Fit Truck
É uma rede de franquias de academia móvel: um "truck" contendo equipamentos e acessórios para a atividade física, como bike, remo, pesos e aparelhos para medir a frequência cardíaca. O franqueado não precisa ser preparador físico; ele atua na gestão do negócio. Criada em Goiânia (GO), em 2018, a empresa tem oito unidades.
O modelo de negócio pode ser operado em municípios de todos os portes, mas o mais barato é o "mini truck", para cidades com até 30 mil habitantes. Também é muito usado em condomínios.
Raio-X
- Investimento inicial (mini truck): R$ 25 mil (inclui taxa de franquia e equipamentos)
- Royalties: meio salário mínimo por mês
- Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
- Lucro médio mensal: 40%
- Prazo de retorno: 8 meses
- Site: gofittruck.com.br
4) Alfred Delivery
É um aplicativo de entrega de diversos produtos, focado em cidades fora dos grandes centros urbanos. Foi criado em Ribeirão Preto (SP), em 2017. Tem 105 unidades no modelo home based. O franqueado atua com a prospecção de novos estabelecimentos e gestão da franquia.
Raio-X
- Investimento inicial: R$ 35 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
- Royalties: 30% sobre o faturamento por mês
- Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
- Lucro médio mensal: 15%
- Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
- Site: www.alfreddelivery.com
5) Maria Brasileira
É uma rede de franquias de limpeza residencial e corporativa. Criada em 2012 na cidade de São José do Rio Preto (SP), a empresa tem 340 unidades, sendo 50% no modelo home office, indicado para cidades com até 50 mil habitantes. Há também a opção de loja física, que envolve mais custos (aluguel, condomínio, energia, etc.).
Raio-X
- Investimento inicial: de R$ 38 mil (home office) a R$ 86 mil (loja física). Inclui taxa de franquia e capital de giro
- Royalties: de R$ 550 a R$ 2.200 por mês (depende do porte da cidade)
- Faturamento médio mensal: de R$ 45 mil a R$ 55 mil
- Lucro médio mensal: de 18% a 20%
- Prazo de retorno: 14 meses
- Site: www.mariabrasileira.com.br
6) Turquesa Esmalteria
É uma rede de franquias especializada em beleza e estética, com serviços de manicure e depilação, entre outros. Criada em São Caetano do Sul (SP), em 2014, tem 70 franquias. O modelo Turquesa Petit foi desenvolvido para pequenos centros urbanos.
Raio-X
- Investimento inicial: R$ 56 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e insumos)
- Royalties: a partir de R$ 700 por mês
- Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
- Lucro médio mensal: 25%
- Prazo de retorno: 16 meses
- Site: turquesaesmalteria.com.br
7) Açaí da Barra
Criada em 2015 na cidade de Barra Bonita (SP), a rede de franquias vende vários tipos de açaís, sorvetes, crepes e tapiocas, entre outros. Tem 90 unidades. São quatro modelos de loja (compact, quiosque, smart e premium).
Raio-X
- Investimento inicial: de R$ 85 mil a R$ 240 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e estoque inicial)
- Royalties: inclusos no valor dos produtos adquiridos
- Faturamento médio mensal: de R$ 35 mil a R$ 70 mil
- Lucro médio mensal: de 15% a 20%
- Prazo de retorno: de 16 a 18 meses
- Site: www.acaidabarra.com.br
8) Royal Face
É uma rede especializada em harmonização facial, com 40 tipos de tratamentos faciais e corporais, como botox, peeling e secagem de vasinhos. A empresa tem o "carnê da beleza" (o tratamento pode ser pago em até 24x). Fundada em Curitiba, em 2015, a empresa tem 66 unidades.
São três modelos de negócios (slim, standard e premium); o slim é voltado para cidades com até 50 mil habitantes.
Raio-X
- Investimento inicial (slim): R$ 159.869 (inclui taxa de franquia e taxa de instalação)
- Royalties: 8% sobre o faturamento por mês
- Faturamento médio mensal: R$ 83 mil
- Lucro médio mensal: de 20% a 30%
- Prazo de retorno: de 18 a 23 meses
- Site: www.royalface.com.br
9) Home Angels
É uma rede de cuidadores de idosos e pessoas com necessidades especiais. O cuidador pode ser acompanhante para caminhadas e exercícios simples e auxiliar nos deslocamentos, alimentação e banhos, por exemplo. O franqueado gerencia o negócio, faz a prospecção de clientes e supervisiona a equipe.
Criada em São Paulo, em 2009, a empresa tem 93 unidades e quatro modelos de negócios: para cidades com até 50 mil habitantes, de 50 mil a 100 mil habitantes, de 100 mil a 250 mil habitantes, e acima de 250 mil habitantes.
Raio-X
- Investimento inicial: de R$ 25 mil a R$ 97 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
- Royalties: 8% sobre faturamento por mês
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
- Lucro mensal: de 25% a 35%
- Prazo de retorno: 18 a 24 meses
- Site: www.homeangels.com.br
10) Campinas Celulares
É uma rede de assistência técnica que atende as principais marcas (Apple, Samsung, LG, Motorola, Xiaomi e Asus). Criada em Campinas (SP), em 2009, a rede tem 15 unidades. São três modelos de negócios direcionados para cidades do interior: loja de rua, quiosque e loja de shopping.
Raio-X
- Investimento inicial: de R$ 70 mil a R$ 150 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro).
- Royalties: de R$ 1.990 por mês
- Faturamento médio mensal: de R$ 40 mil a R$ 80 mil
- Lucro médio mensal: 30%
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
- Site: www.campinascelulares.com.br
11) OdontoCompany
É uma rede de clínicas odontológicas. O franqueado não precisa ser dentista; ele faz a gestão do negócio. Criada em São José do Rio Preto (SP), em 1990, tem 980 franquias e quatro modelos de negócios: para cidades com até 30 mil habitantes, de 30 mil a 80 mil habitantes; de 80 mil a 150 mil habitantes; e acima de 150 mil habitantes.
Raio-X
- Investimento inicial: de R$ 120 mil a R$ 300 mil
- Royalties: 7% sobre o faturamento por mês
- Faturamento médio mensal: de 65 mil a R$ 190 mil
- Lucro médio mensal: de 25% a 27%
- Prazo de retorno: de 16 a 20 meses
- Site: odontocompany.com
12) Love Brands
A Love Brands é um formato de franquia do Grupo Uni.co (dono da Imaginarium, Puket e Casa MinD), cujas lojas vendem produtos das marcas Imaginarium, Puket, Balonè e Chilli Beans; não há itens da Casa MinD. O negócio é ideal para cidades entre 40 mil e 200 mil habitantes.
Criada em 2012, em São João da Boa Vista (SP), a Love Brands tem 54 lojas franqueadas.
Raio-X
- Investimento inicial: R$ 240 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
- Royalties: isento
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
- Lucro médio mensal: 10%
- Prazo de retorno: de 36 a 48 meses
- Site: www.lovebrands.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.