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Rede de estética compra fábrica para fazer cerveja sem carboidrato e açúcar

Cerveja puro malte zero carboidrato e zero açúcar, da Emagrecentro, possui teor alcoólico de 4,8% - Divulgação
Cerveja puro malte zero carboidrato e zero açúcar, da Emagrecentro, possui teor alcoólico de 4,8% Imagem: Divulgação

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/02/2022 04h00

De olho no segmento fitness, a Emagrecentro lançou no ano passado uma linha própria de cerveja e de "hard seltzer" (drink com baixo teor alcoólico) sem carboidrato e sem açúcar. A empresa investiu R$ 1 milhão na compra de uma fábrica em Guapiaçu (SP) para produzir as bebidas, que estão à venda nas 250 unidades da empresa no país. Não há venda online.

Batizada de Best Drink, a linha tem duas bebidas:

  • Cerveja Best Shape: produzida de forma artesanal, a cerveja puro malte zero carboidrato e zero açúcar possui teor alcoólico de 4,8%. Preço: R$ 12
  • Hard Seltzer Best Drink: bebida à base de água com gás saborizada e teor alcoólico de 4,5%, zero carboidrato e zero açúcar. Vendida nos sabores limão e frutas vermelhas. Preço: R$ 11

"O projeto de bebidas fitness nasceu da necessidade do nosso cliente, que, mesmo estando em tratamento para perda de peso, quer manter a rotina social e familiar, desfrutando em seus momentos de lazer de uma bebida alcoólica leve, saborosa e refrescante, sem comprometer seu processo de emagrecimento", declarou o médico Edson Ramuth, fundador e CEO da Emagrecentro, uma rede de franquias de emagrecimento e estética.

Segundo ele, a produção de uma bebida alcoólica zero carboidrato é cerca de 100% mais cara que uma bebida normal. "O processo de fabricação das bebidas alcoólicas zero açúcar e carboidratos é mais onerosa, uma vez que todo o controle de insumos, de produção e de análise é redobrado", explicou.

Ramuth explica que o processo de fermentação ocorre até que todos os açúcares tenham sido consumidos. "A formulação da cerveja zero é idêntica a uma cerveja convencional. O que difere o nosso produto são as ações enzimáticas no mosto da cerveja, em que todos esses carboidratos não-fermentáveis (açúcares) são convertidos em fermentáveis. Isso significa que as leveduras conseguem usar o açúcar até ele acabar, não restando açúcares residuais na nossa cerveja", afirmou.

Meta é abrir fábrica em Portugal

Ramuth diz que a Emagrecentro está investindo na expansão internacional. Além das cinco unidades abertas nos EUA em 2018 com o nome Best Shape, a empresa pretende inaugurar em dezembro deste ano uma unidade e uma fábrica de bebidas e de suplementos em Portugal.

"No momento, a fábrica ainda está em processo de aquisição e deve ser inaugurada em dezembro de 2022, juntamente com a primeira unidade da Emagrecentro em Portugal. Quando aberta, produzirá não apenas as bebidas, mas toda a linha de suplementos da Emagrecentro. Os produtos serão vendidos no mercado europeu", disse.

Hoje, a Emagrecentro vende em suas unidades uma linha de suplementos alimentares voltada aos pacientes que estão em processo de emagrecimento. Segundo Ramuth, essa linha responde por cerca de 15% do faturamento da empresa. Faturamento e lucro de 2021 não foram revelados.

Rede foca em tratamentos para emagrecer

A Emagrecentro foi criada por Ramuth em 1986, em São Bernardo do Campo (SP). O tratamento mais vendido é o "Emagrecimento 4 Fases", com duração de cinco semanas. Custa R$ 897.

"De maneira geral, o nosso público ainda é majoritariamente composto por mulheres das classes sociais B e C", afirmou Ramuth.

A empresa aderiu ao franchising em 1994. O investimento inicial para abrir uma franquia da empresa é de R$ 130 mil, o que inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro.

Produtos saudáveis têm tendência de alta

Helena Andrade, gestora de projetos do Sebrae-SP, diz que a Emagrecentro acerta na estratégia ao diversificar o portfólio de produtos, atendendo a necessidades do seu público e apostando no crescimento do mercado de produtos fitness.

"Esse segmento de produtos saudáveis é tendência, e continua crescendo, principalmente com a pandemia, quando as pessoas passaram a valorizar mais o cuidado com a saúde", afirmou.

Para ela, a empresa deve apostar em estratégia de marketing para o seu produto ser aceito no mercado. "Além de promoção e degustação das bebidas, a empresa pode usar a cerveja zero carbo como isca para atrair potenciais clientes para o negócio principal da rede, que são os tratamentos de estética e emagrecimento", disse. Para isso, fazer parcerias com academias da região pode ser uma opção.

Helena diz, no entanto, que vale tomar cuidado como a forma como o produto é oferecido aos clientes. "Uma ação negativa é, por exemplo, o funcionário da clínica insistir demais na venda do produto durante a realização dos atendimentos de estética, prejudicando a experiência do cliente dentro da Emagrecentro."

Onde encontrar:

Emagrecentro: https://www.emagrecentro.com.br/