Virou milionário aos 24 e fatura com implante e dentadura de até R$ 50 mil
O dentista Dionatan de Marchi, 30, começou sua carreira abrindo uma clínica popular em Frederico Westphalen (RS). Três anos depois, decidiu focar em implantes dentários para clientes da classe A. Hoje, ele comanda a Oral Brasil, que tem 40 franquias em operação e faturou R$ 38 milhões em 2022.
Conquistou seu primeiro R$ 1 milhão aos 24 anos
Dionatan de Marchi se formou na Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba, em 2013. Durante a faculdade, Marchi trabalhou em clínicas odontológicas como auxiliar e começou a guardar o dinheiro para ter sua própria clínica. Ele nasceu em Frederico Westphalen (RS). Seu pai, Dirceu, trabalhava como estofador, e sua mãe, Judite Rosa, vendia roupas. Aos 14 anos, ele era auxiliar do pai na produção de estofados.
Em 2014, abriu uma clínica no Rio Grande do Sul. Para isso, comprou quatro cadeiras odontológicas usadas em um leilão. Investiu R$ 100 mil no negócio em Frederico Westphalen. O nome da clínica era Cliunic Centro Odontológico. Ele também trabalhava no posto de saúde da cidade.
Em dois anos, abriu mais duas clínicas, em Seberi (RS) e Porto Alegre (RS). As clínicas atendiam principalmente as classes C e D.
Em 2017, abriu uma clínica em Canoas (RS), com foco em implantes dentários e lentes de contato dentais.
Aos 24 anos, com quatro clínicas abertas, Marchi conquistou o seu R$ 1 milhão. Um ano depois, em 2018, a clínica de São Leopoldo (RS) foi aberta.
Em 2019, ele mudou o nome da empresa: de Cliunic para Oral Brasil. Também formatou o negócio para franquias. O foco das clínicas são as classes A e B.
Nessa época percebi que era só mais um no mercado. Fui em busca de um mercado ainda pouco explorado e decidi focar em implantes dentários. Vi a oportunidade de oferecer um atendimento diferenciado para o público da classe A.
Dionatan de Marchi, CEO da Oral Brasil
Implante dentário é o carro-chefe
Os implantes representam 70% dos serviços da rede. As peças são suportes de titânio colocados, por cirurgia, no osso maxilar para substituir as raízes dentárias. Isso permite que o dentista coloque dentes substitutos (as próteses) sobre eles. O implante unitário custa de R$ 2.000 a R$ 3.000 (cada).
Outro serviço é a prótese de protocolo, uma dentadura fixa colocada sobre os implantes. Os valores variam de R$ 15 mil a R$ 50 mil. Os preços são variáveis por causa da prótese e dos materiais utilizados. A franquia tem laboratórios próprios e centro cirúrgico. Segundo Marchi, as técnicas possibilitam colocar os dentes em até 24 horas.
A rede oferece outros serviços. Entre eles, estão lentes de contato em porcelana, ortodontia (com os alinhadores invisíveis) e procedimentos estéticos.
Marchi é o único empresário à frente da marca Oral Brasil. Das 103 unidades (40 em operação e 63 em implantação), ele também é sócio de 35% delas.
Uma franquia da marca tem investimento inicial de R$ 520 mil a R$ 1,6 milhão. São quatro tipos de modelo de negócio, o que diferencia um modelo do outro é a metragem do espaço físico e o número de cadeiras odontológicas.
O ticket médio (valor médio de venda) de uma franquia é de R$ 9.000.
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