IR 2020: Veja se a Receita incluiu você para receber 2º lote da restituição
A Receita Federal liberou nesta terça-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2020. O pagamento do segundo lote será feito no dia 30, na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.
Ao todo, 3.306.644 contribuintes devem receber R$ 5,7 bilhões, maior valor para um lote de restituição em todos os tempos.
Como o prazo de entrega foi estendido, a Receita está liberando as restituições enquanto ainda recebe declarações do IR 2020. Para quem ainda não entregou a declaração deste ano, o prazo final é dia 30 de junho.
Como checar se sua restituição foi liberada?
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita. Também é possível checar pelo aplicativo Pessoa Física, disponível para os sistemas Android e iOS.
O valor da restituição do IR neste lote não receberá nenhuma correção. A Receita definiu que só serão corrigidas pela Selic (taxa básica de juros) as restituições pagas a partir de julho.
O que fazer se não pagarem?
Caso tenha direito e o valor não tenha sido creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Restituição começa antes e será mais rápida
Neste ano, houve uma antecipação do começo da restituição. Também foi reduzido o número de lotes de restituição, de sete para cinco. Isso significa que as pessoas que têm direito vão receber o dinheiro mais depressa.
Anteriormente os pagamentos da restituição começavam em meados de junho, e agora o primeiro lote foi pago em 29 de maio. Veja as datas em que serão pagos cada lote:
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.