IR 2023: Pix da restituição, venda de ação e outras novidades na declaração
A declaração do Imposto de Renda 2023 tem três novidades importantes para o contribuinte.
Pix dá prioridade na restituição
Quem usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição por Pix terá prioridade nos lotes de pagamento. A Receita Federal espera que 25% das declarações sejam feitas no modelo pré-preenchido neste ano.
Declaração pré-preenchida está mais completa
Mais informações serão importadas da declaração do ano anterior. Agora, a declaração pré-preenchida trará dados como fontes pagadoras, bens, direitos e dívidas. A importação dessas informações tem o objetivo de reduzir inconsistências e agilizar o processamento da declaração.
Muda declaração da venda de ações
Quem vendeu ações cuja soma é maior que R$ 40 mil agora precisa declarar o valor. Até o ano passado, qualquer operação de venda de ações na Bolsa obrigava o investidor a fazer a declaração do IR.
Quem precisa declarar em 2023
As principais regras de obrigatoriedade são as mesmas do ano passado. É obrigado a declarar, entre outros requisitos, quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. Veja as regras completas na reportagem "Imposto de Renda 2023: Quem precisa declarar?".
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.