IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

IR 2023: Declaração pré-preenchida é liberada; saiba como fazer

Versão pré-preenchida economiza tempo, evita erros e neste ano e dará prioridade na restituição - Luis Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo
Versão pré-preenchida economiza tempo, evita erros e neste ano e dará prioridade na restituição Imagem: Luis Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo

Rafael Gregorio

Colaboração para o UOL

15/03/2023 11h10Atualizada em 17/03/2023 10h14

A versão pré-preenchida da declaração do Imposto de Renda 2023 está disponível desde quarta-feira (15). No mesmo horário, começou o prazo de entrega da declaração.

A declaração pré-preenchida economiza tempo, evita erros e neste ano dará prioridade na restituição.

Qual a vantagem da declaração pré-preenchida?

Neste ano, a adoção da declaração pré-preenchida foi incluída entre os grupos com prioridade no recebimento da restituição nos primeiros lotes.

O recurso "puxa" informações atualizadas de 2022, com base em dados enviados por empresas, bancos, INSS, planos de saúde, médicos, hospitais e imobiliárias.

A ferramenta de pré-preenchimento foi ampliada neste ano com mais dados - veja mais aqui.

Mas se você começou a preencher o programa da declaração antes desta quarta-feira, atenção: a pré-preenchida sobrepõe dados já preenchidos.

Neste ano, o programa do IRPF 2023 teve o download antecipado para 9 de março. Para quem fez o download e esteve preenchendo dados, lembre-se: o próprio programa avisa o usuário que o uso da pré-preenchida vai sobrepor os dados.

Declaração pré-preenchida - Reprodução - Reprodução
Declaração pré-preenchida 1
Imagem: Reprodução

Se isso for um problema, clique em "Não". Se não for um problema, clique em "Sim" e siga em frente nas instruções a seguir.

Como usar a declaração pré-preenchida

A modalidade pré-preenchida está disponível em todas as plataformas de entrega de declaração, como o programa para computador; o aplicativo "Meu Imposto de Renda", para celular e tablet; e o preenchimento on-line direto no site da Receita.

Para usar a versão pré-preenchida, é necessário ter acesso ao sistema gov.br. O contribuinte precisa ter nível de segurança "prata" ou "ouro". Veja aqui mais orientações sobre o acesso ao gov.br.

Quem usar o programa no computador, pode optar pela pré-preenchida já na tela inicial. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Abra o IRPF2023, clique em "Nova" e escolha "Iniciar Declaração a partir da pré-preenchida"
  • Em seguida, informe se a declaração é "própria" ou se vai fazer a de outra pessoa, "por procuração"
  • O programa responde alertando que esses recursos requerem autenticação digital e pede a confirmação do contribuinte
  • Ao clicar em "Sim", o programa irá direcionar para a página do sistema gov.br em seu navegador de internet. Nela, você deve informar o CPF e a senha
Declaração pré-preenchida - Reprodução - Reprodução
Declaração pré-preenchida
Imagem: Reprodução

Após a confirmação no site gov.br, retorne ao programa do IR 2023 para concluir a importação dos dados da declaração pré-preenchida.

Importante destacar que é obrigação do contribuinte conferir todas as informações e complementar o que faltar antes de enviar a declaração. Segundo o supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, a responsabilidade pela declaração é do contribuinte, por isso ele deve conferir atentamente as informações recuperadas pela pré-preenchida com os comprovantes de rendimentos recebidos.

Outra novidade em 2023 é que a versão pré-preenchida estará disponível também para quem faz declarações em nome de outros, como chefes de família ou contadores. A pessoa cuja declaração vai ser feita por outra deve fazer uma autorização no site da Receita, indicando o CPF do representante.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela pré-estabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2023.