IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Na Bolsa e no futebol, mais vale esquema tático consistente que ser genial

Alexandre Sabanai

Especial para o UOL, em São Paulo

19/10/2020 04h00

Todos nós conhecemos sob o âmbito moral do esforçado versus o presunçoso, a famosa fábula da corrida da tartaruga versus a lebre, em que a lebre sai em disparada na frente da corrida e, por contar com ampla vantagem, tira um cochilo e acaba sendo vencida pela esforçada tartaruga.

Sem ponderar o juízo de valor moral da fábula, Peter Drucker, que foi um grande guru da administração moderna, poderia ponderar que a tartaruga segue um processo contínuo, replicável e constante. Enquanto a lebre, acreditando que vencer depende apenas da sua vontade e talento natural, acaba tomando eventualmente decisões fora do padrão ou do processo estabelecido e, por isso, acaba sofrendo com o risco do seu potencial brilhantismo.

No contexto dos juros baixos brasileiros, cresce exponencialmente o número de investidores pessoas físicas com posição direta em ações na B3, atingindo a incrível marca de mais de 3 milhões de CPFs cadastrados e com conta ativa. E esta maioria, ousaria dizer (não do ponto de visto moral, mas do ponto de vista druckerniano), são lebres talentosas, cheias de convicções, buscando orientações nas redes sociais, dicas em chats de investimentos, analisando padrões de gráficos, lendo os balanços das empresas e buscando vencer a corrida do retorno dos seus investimentos.

A questão é como não perder essa corrida tomando decisões de investimentos que não são feitas de forma consistente e processual e que dependam mais de uma presunçosa pitada de genialidade?

Geralmente, temos uma primeira associação negativa em relação à palavra processo, imagine então quando ouvimos o termo "processo de investimento em ações". Eu acredito que deva ser algo parecido a você se colocar nos pés de um craque da bola, supercriativo e habilidoso (Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Messi, Cristiano Ronaldo e afins), e ouvir que, para jogar nos melhores clubes europeus, você vai precisar respeitar um esquema tático; com padrões de jogo definidos na defesa, na transição do meio de campo e no ataque.

Para entrar na primeira liga de investimentos, não adianta ser um gênio indomável do mercado financeiro. É preciso seguir um esquema tático consistente, porque, invariavelmente, o brilhantismo individual pode ser sabotado pelas emoções ou presunções. Quem não se lembra da tensa final Itália e França na Copa do Mundo de 2006, na qual, faltando 10 minutos para o final da prorrogação e com o jogo empatado em 1 a 1, o zagueiro Marco Materazzi insulta o craque francês Zinedine Zidane, que então lhe desfere uma cabeçada e é expulso de campo, resultando em uma trágica derrota francesa nos pênaltis.

O esquema tático dentro do universo de investimentos é bastante customizado pelas gestoras e não segue um padrão. Eu, particularmente, acredito em um processo de análise e tomada de decisões colegiadas por uma equipe bem experiente; em especialização setorial dos analistas para que as análises tenham um forte nível de profundidade para entender os principais fatores de risco e retorno potencial; e uma cultura de gerenciamento de riscos baseada em gerenciamento de liquidez e concentração do tamanho das posições.

Como traduzir isso para o ambiente da pessoa física? Existem alguns desafios mais complexos de transpor como a tomada de decisão compartilhada, a especialização setorial e a experiência em análise financeira.

No entanto, a construção de um checklist dos principais fatores de risco e retorno das ações da empresa em análise é altamente factível de se construir e replicável para diferentes empresas a serem analisadas. Uma vez feita a análise inicial de todos fatores definidos, é importante fazer a manutenção e a atualização frequente para analisar a evolução da empresa e definir estratégias de aumento ou redução da posição das ações da empresa no portfólio.

Dentro da nossa ferramenta, nos chama a atenção uma empresa especializada no varejo para animais que recentemente teve suas ações listadas na Bolsa: a Petz.

A indústria de varejistas especializados em produtos para animais tem características interessantes e positivas. As duas principais competidoras (Petz e Cobasi) têm, cada uma, apenas cerca de 6% de market-share, sendo que os supermercados em geral detêm incríveis 15% de market-share, e o restante é pulverizado em petshops de bairro e clínicas veterinárias. Ou seja, estamos falando de um faturamento deste segmento que ultrapassa R$ 20 bilhões e cresce a taxas anualizadas nos últimos dez anos acima de 10% ao ano, sinalizando tendências de crescimento de longo prazo.

Este setor ainda conta com baixo risco regulatório (diferente do setor bancário), baixo risco político (diferente do segmento de empresas que vendem planos de saúde) e baixo risco social e ambiental (diferente dos setores de extração de recursos minerais).

A Petz é a empresa que melhor executou o crescimento via abertura de lojas na última década e continua com um forte potencial de crescimento, dado que ela pode continuar a ganhar marketshare dos pequenos varejistas por ter uma escala de compras que possibilita oferecer preços mais baixos e, ainda assim, garantir uma margem de rentabilidade melhor que os competidores menores.

Por fim, a empresa tem um potencial de crescer a receita de serviços ligados aos cuidados animais (banho e tosa, atendimento veterinário e passeador de animais) e aumentar a venda de produtos com marca própria, que tem uma margem de lucro maior.

"Investir deveria ser mais como ver tinta secar ou ver grama crescer. Se você quer emoção, pegue US$ 800 e vá para Las Vegas." (Paul Samuelson)

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.