PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Na Bolsa e no futebol, mais vale esquema tático consistente que ser genial

Exclusivo para assinantes UOL
Alexandre Sabanai

Alexandre Sabanai

Alexandre Sabanai é o sócio responsável pelo research e cogestão dos fundos abertos da Perfin Asset desde agosto de 2011. Alexandre iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2001 no Bank Boston Asset Management na área de renda variável. Em 2005, ingressou no Unibanco como analista de ações de telecom, onde foi premiado como runner-up team pela Institutional Investor All-Brazil Research Team. Em 2006, tornou-se sócio da RXZ Investimentos, onde estruturou a área de renda variável, fazendo a co-gestão do fundo de ações com Roberto Ruhman. Alexandre é formado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (Eaesp).

Especial para o UOL, em São Paulo

19/10/2020 04h00

Todos nós conhecemos sob o âmbito moral do esforçado versus o presunçoso, a famosa fábula da corrida da tartaruga versus a lebre, em que a lebre sai em disparada na frente da corrida e, por contar com ampla vantagem, tira um cochilo e acaba sendo vencida pela esforçada tartaruga.

Sem ponderar o juízo de valor moral da fábula, Peter Drucker, que foi um grande guru da administração moderna, poderia ponderar que a tartaruga segue um processo contínuo, replicável e constante. Enquanto a lebre, acreditando que vencer depende apenas da sua vontade e talento natural, acaba tomando eventualmente decisões fora do padrão ou do processo estabelecido e, por isso, acaba sofrendo com o risco do seu potencial brilhantismo.