Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como economizar e ainda aproveitar a Black Friday

Black Friday: descontos são sempre bem-vindos, mas não são desculpas para gastar além da conta - Freepik
Black Friday: descontos são sempre bem-vindos, mas não são desculpas para gastar além da conta Imagem: Freepik

Gabriela Mosmann

07/11/2022 04h00

Você provavelmente já realizou alguma compra no período da Black Friday. Mas qual a origem desse programa? Quais cuidados você deve ter para conseguir economizar e não cair em ciladas?

O que é Black Friday?

O termo foi originado nos EUA, para denominar o dia que se iniciavam as compras para o Natal, e era acompanhado de excessivas ofertas. Um dia para incentivar o consumo? Com certeza, mas não é por conta disso que deve ser evitado.

Descontos são sempre bem-vindos, entretanto não são desculpas para adquirir o que você não precisa e muito menos para gastar além da conta. Confira dicas para aproveitar melhor a Black Friday.

Dicas financeiras para aproveitar a black friday

Em momentos como esses é necessário planejamento para poder aproveitar o melhor que essa época do ano tem a oferecer. Para isso, seguem algumas dicas para auxiliar a sobreviver financeiramente saudável nos próximos dias:

1. Anote os itens que você precisa comprar

Antes de sair comprando qualquer coisa, faça uma lista dos itens que você precisa e deseja adquirir. Podem ser os itens mais variados, não importa: você apenas deve poder visualizar tudo o que deseja e busca priorizar os mais importantes.

Dessa forma, você não corre o risco de deixar de lado ou esquecer de algo necessário enquanto compra supérfluos. Foque nas compras mais importantes primeiro e, se sobrar dinheiro, depois adquira o resto.

2. Anote os itens que você precisa comprar

Algo muito importante para você não cair em pegadinhas, como a famosa "Metade do dobro" onde algumas lojas aumentam o preço apenas para dar descontos, é monitorar e pesquisar os preços dos itens que deseja.

Se possível, sugiro iniciar as pesquisas o quanto antes, assim você terá uma ideia dos preços de mercado e evitará promoções faltas.

3. Tome cuidado com o cartão de crédito

Eu adoro cartão de crédito. Adoro tanto que hesito ao máximo parcelar infinitamente alguma compra e estou sempre de olho no extrato.

O cartão de crédito é ótimo, tão ótimo que precisamos ter os dois olhos bem abertos para não gastar além da conta. Apenas pessoas muito bem controladas e organizadas são as com carta-branca para usar ele, todas as outras precisam de muito cuidado.

Se você já teve qualquer tipo de problema com cartão, dívidas e afins, tome muito cuidado. Um momento de economizar como a Black Friday não deve se tornar sua ruína, com juros abusivos de nenhum cartão.

4. Não caia em gatilhos de superdescontos e escassez

Minha sugestão final é atenção não para o que você compra, mas onde você compra. A maior parte de compras são atualmente feitas de forma online, no ambiente virtual vemos de tudo, como grandes lojas de departamento, lojas de grife, pequenos negócios e até mesmo blog e influenciadores vendendo seus produtos.

Todavia, sempre há os mal intencionados, não apenas aqueles que vendem produtos de péssima qualidade, mas pessoas que criam sites falsos para vender produtos que nunca são entregues.

Ninguém está imune a cair em uma cilada, mas atenção e busque verificar a veracidade, qualidade e segurança de tudo que considerar adquirir.

Quem não gosta de gastar dinheiro? Podemos fazer isso de forma consciente, economizando (ou melhor, gastando menos) e com parcimônia. A Black Friday é uma excelente época para comprar várias coisas que desejamos e precisamos sem ter um impacto negativo nas nossas finanças, apenas necessitamos ter bom senso e paciência. Não perca essa oportunidade de fazer boas escolhas.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.