IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

Reviravolta na Petrobras coloca em dúvida manutenção da política de preços

Adriano Pires recusou indicação para ser o novo presidente da Petrobras - Pedro França/Agência Senado
Adriano Pires recusou indicação para ser o novo presidente da Petrobras Imagem: Pedro França/Agência Senado

Rafael Bevilacqua

05/04/2022 09h22

Hoje comentaremos a recusa do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, para a presidência do Conselho de Administração da Petrobras, bem como a contestação, pelo TCU (Tribunal de Contas da União), da indicação de Adriano Pires para o cargo de CEO da estatal. Pires acabou desistindo da indicação.

Confira a seguir o comentário de Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre o tema. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Landim e Pires recusam cargos

Poucos dias após a indicação de novos nomes para o comando da Petrobras (PETR4), o mercado recebeu as notícias de que os indicados aos cargos de CEO e presidente do Conselho de Administração da companhia não devem assumir os respectivos cargos.

Rodolfo Landim, que havia sido indicado para a presidência do conselho, anunciou no último domingo (3) que recusou o cargo na estatal. Presidente do Flamengo, Landim comunicou à torcida que irá se dedicar integralmente ao fortalecimento do clube.

O anúncio veio horas depois do empate por 1x1 com o rival Fluminense, que rendeu o título de campeão carioca de 2022 ao tricolor das Laranjeiras.

Mas informações que circulam nos bastidores dão conta de que a desistência do cargo se deu por causa de possíveis conflitos de interesse de Landim com a Petrobras. De acordo com as informações reunidas pela área de compliance da companhia, Landim tem uma série de processos e acusações pendentes na Justiça, principalmente em ligações com o empresário Carlos Suarez, sócio de distribuidoras de gás.

Além disso, o economista Adriano Pires anunciou na segunda-feira (4) sua desistência da indicação para o cargo de CEO da Petrobras. Anteriormente, o Ministério Público do Tribunal de Contas da União (MPTCU) havia entrado com um pedido de apuração de um possível conflito de interesse na indicação. Pires atua há mais de 20 anos à frente do Cbie (Centro Brasileiro de Infraestrutura), que presta serviços de consultoria para grandes empresas do setor de óleo e gás. Pires, assim como Landim, também tem ligações com Suarez.

A notícia da recusa de Landim não traz impacto negativo para a companhia, uma vez que o nome do presidente do Flamengo já era visto com desconfiança por grande parte do mercado. Contudo, a indicação de Pires havia trazido certo alívio para os investidores, uma vez que o economista possui vasta experiência no setor e já se posicionou contra alterações na política de preços da Petrobras.

Diante da desistência de Pires, cresce o receio acerca de quem será o novo indicado pelo governo federal para o comando da estatal —especialmente no que diz respeito à sua visão para a política de preços da companhia.

Na segunda-feira (4), as ações preferenciais da Petrobras fecharam em queda de 0,94%, cotadas a R$ 32,70.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.