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OPINIÃO

Número de clientes do banco Inter sobe 82%, mas resultados seguem fracos

Rafael Bevilacqua

13/04/2022 09h24

Hoje comentaremos os números trazidos pela prévia operacional do banco Inter referente ao primeiro trimestre de 2022, que revelam que a fintech tem enfrentado dificuldades em monetizar sua extensa base de clientes.

Confira a seguir o comentário de Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre o tema. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Inter segue fraco no crédito e na captação de investidores

O banco digital Inter (BIDI11) apresentou a sua prévia operacional referente ao primeiro trimestre de 2022 na segunda-feira (11), revelando um aumento expressivo da base de clientes, mas resultados fracos de maneira geral, com desaceleração na originação de crédito e no volume transacionado em cartões.

No primeiro trimestre deste ano, o Inter atraiu 2,3 milhões de novos clientes, chegando a 18,6 milhões no total, o que representa um crescimento de 82% em comparação com o primeiro trimestre de 2021.

Contudo, a originação de crédito teve contração de 26% na comparação contra o trimestre imediatamente anterior, totalizando R$ 4,5 bilhões, provavelmente refletindo o aumento das taxas que teve início no último trimestre.

A inadimplência cresceu 0,5 ponto percentual com relação ao quarto trimestre de 2021, chegando a 3,3%. No segmento de cartões de crédito, especificamente, a inadimplência saltou 1,5 ponto percentual no período, chegando a 6,6%.

O volume transacionado em cartões (TPV) atingiu R$ 14,1 bilhões, retração de 1% em comparação com o trimestre anterior. Neste caso, é importante ressaltar que a sazonalidade impacta positivamente o último trimestre do ano, porém, para uma operação de crescimento acelerado, essa retração na base comparativa é um ponto de atenção.

O Interinvest, plataforma de investimentos da fintech, manteve os mesmos 2 milhões de clientes do último trimestre, mostrando que a plataforma ainda encontra dificuldades em atrair investidores.

O segmento de seguros da companhia, por outro lado, aumentou sua base de clientes 10% no trimestre, saindo de 838 mil clientes para 915 mil.

Os números apresentados pelo Inter em sua prévia operacional mostram que o banco digital continua seu plano de expansão, com abertura de novas contas em ritmo acelerado, porém voltando a mostrar dificuldades na monetização desses clientes.

O cenário macroeconômico desafiador continuará impactando os resultados de crédito e inadimplência nos próximos meses, forçando o Inter a escolher entre crescer ou tentar rentabilizar sua operação, nesse primeiro trimestre enxergamos que nenhuma das duas alternativas foi alcançada.

Avalio que o Inter está longe de alcançar a rentabilidade desejada para uma operação que é financeira, e acredito que esse fator é um dos principais responsáveis pela derrocada de suas ações nos últimos meses. Tendo isso em mente, projeto impacto negativo nos preços das ações da companhia no curto prazo.

Na terça-feira (12), as units do Inter fecharam em queda de 8,54%

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.