A rede varejista Grupo Mateus (GMAT3) segue firme em seu plano de expansão, a despeito do cenário desafiador para o seu setor de atuação. A companhia anunciou na segunda-feira (6) a inauguração de duas lojas, uma em Belém, capital do Pará, com foco no segmento de atacarejo e 5.829 m² de área, e outra, da marca Eletro, situada em São José de Ribamar, no Maranhão, com 572 m² de área.
Confira a seguir o comentário de Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre o tema. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!
Com a abertura das novas lojas, o grupo encerrou o mês de maio com 220 unidades em operação espalhadas pelo Brasil.
Contudo, apesar do ambicioso plano de expansão e da abertura de capital bem-sucedida na B3 em 2020, o Grupo Mateus tem sofrido com a piora do cenário macroeconômico, que tem sido particularmente negativa para o setor de varejo.
Com a persistência da inflação e a diminuição da renda média do trabalhador brasileiro, as companhias varejistas enfrentam um cenário adverso. Soma-se a esses fatores o aumento dos juros, que acaba tornando o crédito mais caro e desestimulando ainda mais o consumo.
A notícia das inaugurações é positiva para a rede, mas não o suficiente para compensar todo o pessimismo com o desempenho do varejo no curto prazo. Desde o IPO, as ações da companhia acumulam uma desvalorização de 52%.
Na terça-feira (7), as ações do Grupo Mateus fecharam em queda de 0,94%, cotadas a R$ 4,21.
Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.
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