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Assaí inicia conversão de lojas Extra, com ambicioso plano de expansão

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Imagem: Divulgação

Rafael Bevilacqua

01/09/2022 09h24

O plano de expansão do Assaí (ASAI3) vem avançando em ritmo acelerado, muito superior ao dos últimos anos, com previsão de 52 novas lojas inauguradas no ano até o final de dezembro —a média de aberturas gira em torno de 20 lojas por ano.

Confira a seguir o comentário de Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre o tema. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Para atingir a meta, o Assaí precisa converter 40 lojas do Extra - que, segundo a companhia, já estão em obras - até o final do ano, numa média de 10 aberturas por mês. Nesse sentido, a empresa começou a entregar as primeiras conversões de hipermercados, tendo concluído duas na última semana de julho, uma na semana passada e uma na segunda-feira, devendo ainda entregar mais três lojas nesta semana.

A loja inaugurada na quarta-feira (31) é a unidade da Anhanguera, na Zona Oeste de São Paulo, com metragem que chega a ser o dobro da média das lojas da companhia, dado que possui 9.000 metros quadrados de área de vendas e 1.200 vagas de estacionamento. Esta deverá ser uma das maiores unidades em faturamento, com uma projeção de cerca de R$ 500 milhões, enquanto a média de faturamento por loja é de R$ 200 milhões por ano.

Caso o plano de expansão saia como esperado, o Assaí estima um faturamento de cerca de R$ 100 bilhões em 2024. Se atingir esse patamar, a companhia irá superar os ativos do Casino (seu controlador) na França, se considerarmos o crescimento anual deles por lá antes de apresentarem quedas sucessivas nas vendas.

O Casino é uma das redes mais tradicionais de supermercados da França. Entretanto, as varejistas de alimentos do mercado francês têm apresentado um desempenho fraco nos últimos anos, que pode ser observado no faturamento do Casino na França, que vem apresentando queda há 3 anos, sendo que anteriormente crescia cerca de 1% ao ano.

Apesar de agressivas, as metas do Assaí têm ficado cada vez mais palpáveis, visto que ele vem entregando o que tem prometido. A performance resiliente da companhia reflete a sua bem-sucedida estratégia comercial nos últimos anos, bem como o aumento da procura por produtos mais baratos, que leva cada vez mais consumidores a recorrerem ao atacarejo.

Na visão anualizada, o faturamento da empresa já é superior a R$ 60 bilhões, ainda sem nenhuma contribuição das vendas das lojas convertidas do Extra. Esse dado torna as projeções de R$ 100 bilhões de faturamento para 2024 (considerando as conversões dos hipermercados) muito mais tangíveis, reforçando a forte execução da companhia.

As ações do Assaí fecharam o pregão de quarta-feira em alta de 0,49%, cotadas a R$ 18,39.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.