IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Você sabe qual a diferença entre B3 e Bovespa e qual a história da Bolsa?

Felipe Cozer

31/12/2021 04h00

Quando o assunto é Bolsa de Valores, no Brasil, certamente você já ouviu falar em B3 e Bovespa. Mas você conhece qual a diferença entre os dois?

Saiba mais sobre a relação dos nomes e a história do mercado financeiro do nosso país.

O que é Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores é um ambiente de negociação de valores mobiliários como ações, contratos de produtos, como câmbio e juros, commodities e entre outros.

Como ela funciona?

A Bolsa funciona em um ambiente eletrônico, em que os compradores e vendedores se encontram e, mesmo sem saber a identidade um do outro, é possível realizar as negociações de maneira segura, pois o ambiente proporciona a confiança para realização dos negócios.

Como surgiu a B3

A história da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que está sediada na cidade de São Paulo e que é a Bolsa de Valores oficial do Brasil, está relacionada à história de outras empresas.

Em 1890, foi fundada a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Após alguns anos, em 1917, a Bolsa de Mercadoria e Futuros (BM&F) foi criada. Já a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) nasceu em 1984.

Em 2008, ocorreu uma união entre a Bovespa e a BM&F, o que deu origem à BM&FBovesp e, somente em 2017, a Cetip se fundiu à companhia para dar origem a B3.

Qual a diferença entre B3 e Bovespa?

A B3 é o resultado da fusão de algumas empresas e que busca atuar em um ecossistema mais amplo que a Bovespa, de produtos e serviços, o que contribui para um mercado mais eficiente.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado