IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

Você guarda dinheiro mas não investe? Veja o que fazer

Poupar não é a mesma coisa que investir, porém, para investir você precisa poupar; entenda - Getty Images/princessdlaf
Poupar não é a mesma coisa que investir, porém, para investir você precisa poupar; entenda Imagem: Getty Images/princessdlaf

Gabriel Riva

10/08/2022 04h00

Nos meus últimos textos explorei três princípios importantes para sua educação financeira e concretização de sonhos. São eles:

Agora compartilho o quarto e último princípio desta série: poupar e investir.

Poupar é o ato de guardar e/ou deixar de gastar dinheiro. Também podemos usar como sinônimos: reter, proteger, salvar, separar e alocar.

Muitas pessoas até dizem que poupam e guardam recursos financeiros, mas por ausência de destino e motivação, acabam gastando com coisas aleatórias.

Poupar não é a mesma coisa que investir. Para investir você precisa poupar. E investir é potencializar o dinheiro separado. Uma dica para facilitar no momento de investir é lembrar destes três pontos: sonhos + dinheiro poupado + tempo a seu favor.

Abaixo destaco alguns exemplos de como direcionar seu dinheiro aos investimentos de forma estratégica.

  • Reserva de emergência: Se você quer reservar um dinheiro para alguma eventual emergência, busque investimentos com liquidez diária, ou seja, que você consiga facilmente resgatar e usufruir.
  • Sonhos de curto prazo: Exemplo: celular novo, roupas, presentes, etc. Opte por investimentos que tenham vencimento de até um ano. No mercado existem produtos rentabilizando muito bem nessas condições. Um bom exemplo é o CDB.
  • Sonhos de médio prazo: Viagem internacional, intercâmbio, carro novo, etc. Busque investimentos que tragam um potencial de rentabilidade legal e que estejam alinhados com o prazo para realização do seu objetivo. Produtos com vencimentos superiores a um ano e fundos de investimentos podem ser boas pedidas.
  • Sonhos de longo prazo: Compra de apartamento, casa, aposentadoria, etc. Busque investimentos com data de vencimento longa. O tempo será um grande aliado no acúmulo de juros. O Tesouro Direto IPCA + e previdência privada são bons exemplos.

O mundo dos investimentos é composto por diversos produtos, de diferentes características para os mais variados perfis e objetivos.

Por isso, lembre-se de mapear seus sonhos, coloque-os no papel, reveja seu orçamento para conseguir poupar cada vez mais e invista. Lembre-se que responder ao "suitability", o questionário de perfil do investidor, é essencial para entender qual investimento é melhor para você e sua tolerância ao risco. Isso facilitará ainda mais a escolha dos produtos de investimentos que potencializarão seus sonhos.

Aprender mais sobre investimentos é importante, por isso busque na medida do possível, capacitação sobre o assunto. Em breve o banco PagBank disponibilizará gratuitamente aos seus clientes, cursos sobre educação financeira e investimentos. Será uma ótima oportunidade de se aprofundar.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado