Começo dizendo que ter dinheiro pingando na conta depende exclusivamente de você mesmo e eu vou explicar, de forma bem simples e direta, por que digo isso.
Seja qual for o seu desejo, para ele acontecer não basta ter a vontade. Se não houver a ação, ele não se realizará. O ponto, então, passa a ser o que fazer, qual o primeiro passo para agir. Esse passo vai depender das suas possibilidades e de outras vontades.
Quanto às possibilidades, essas passam por identificar os recursos que estão disponíveis a você naquele momento. São recursos como tempo, dinheiro e material. Olhar para esses recursos com curiosidade, na intenção de perceber valor neles permitirá identificar um conjunto de possibilidades.
Exemplos simples de empreendedorismo
Para explicar melhor, vou citar um exemplo que virou quase moda: os brechós. Na falta de dinheiro, muitas pessoas olharam para seus guarda-roupas e decidiram vender as roupas que não queriam mais, transformando-as em dinheiro.
Outro exemplo são as pessoas que conseguiram transformar seu hobby numa fonte de renda. Este é o caso do skatista que começou a dar aulas de skate para iniciantes e da dona de casa que passou a vender seus bolos no condomínio ou mesmo pela internet.
Todos esses são exemplos de empreendedorismo. Pessoas que enxergaram nos recursos à sua volta uma oportunidade de gerar renda extra e fazer "pingar na conta".
O dinheiro trabalhando para você
Agora se você não tem esse perfil empreendedor, um outro jeito é investir um pouquinho de dinheiro recorrentemente. Esee "pouquinho" é pouco mesmo. O objetivo primeiro dele é ajudá-lo a criar o hábito.
Já aconteceu com você daquele troco que sobrou na conta bancária "sumir"? Você gastou e nem lembra onde foi, não é? Então, investir esse troco é fácil e perfeitamente possível. Melhor do que isso: com o tempo, ele vai fazer pingar dinheiro na sua conta. É como o ditado popular diz: "De grão em grão, a galinha enche o papo."
Atualmente, você consegue investir trocados em CDB ou mesmo em fundos de investimento, que inclusive retornam com cashback. Com esse cashback, você pode fazer recargas de celular ou pagar algumas contas e economizar esse dinheiro.
Viu?! Pingar dinheiro na conta não é tão difícil assim. Busque se informar sobre as oportunidades disponíveis no mercado, seja curioso. Deseje, pesquise e aja! A construção da sua independência financeira só depende de você.
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.