PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Café com Mercado: cartão vermelho no governo, dobradinha de juros e 2 ações

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/09/2020 08h00

Este é o Café com Mercado, do UOL Economia+, em vídeo e texto, com uma análise objetiva das notícias que vão impactar os investimentos. No dia de ontem (15), o Ibovespa fechou quase estável, com leve alta de 0,02%, enquanto o dólar comercial subiu 0,27%, cotado a R$ 5,289 na venda.

No cenário internacional, já não é mais apenas a relação entre EUA e China que preocupa os investidores. As recentes investidas da União Europeia (UE) contra o país asiático começam a chamar a atenção.

Ontem, o chefe da missão chinesa para a União Europeia, Zhang Ming, declarou que as recentes atitudes da UE e dos EUA contra a China são "bullying econômico" e que a exclusão de empresas chinesas dos mercados europeu e americano por motivo de segurança nacional não está baseada em nenhuma evidência concreta.

Além disso, o líder ainda chamou de "roubo sancionado pelo Estado" a atitude do presidente Donald Trump de obrigar a venda das operações do TikTok nos EUA.

No início da semana, a Oracle formalizou proposta pelas operações do aplicativo chinês, que agora deve ser analisada e aprovada pelo próprio presidente Donald Trump, além de precisar também da assinatura da China para concretização.

Cartão vermelho do presidente

Por aqui, a relação entre presidente e Ministério da Economia voltou a esquentar ontem, após declaração de Jair Bolsonaro de que aqueles que apresentassem uma proposta para congelar aposentadorias para possibilitar o programa Renda Brasil receberiam um "cartão vermelho".

O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou que o "cartão vermelho" não era para ele e sua equipe, e disse ter lamentado que a fala tivesse sido interpretada dessa maneira.

Além disso, ontem o Ministério da Economia manteve a previsão do PIB (Produto Interno Bruto), de queda de 4,7% em 2020, mas aumentou a expectativa do IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo) a 1,83%.

Taxas de juros no Brasil e nos EUA

O calendário econômico de hoje (16) será marcado pelas decisões das taxas de juros do Brasil (18h) e dos EUA (15h).

Dentre os indicadores econômicos, serão divulgados as vendas no varejo dos EUA (9h30), para indicar a saúde do setor no último mês, e os estoques de petróleo bruto (11h30) —isso pode afetar drasticamente o preço do petróleo, que já se encontra em grande volatilidade nos últimos dias, devido ao temor em relação à diminuição da demanda mundial por causa da pandemia.

Vale ficar de olho

Fique de olho nas ações da Porto Seguro (PSSA3) e da Le Lis Blanc (LLIS3), de acordo com a empresa de análise de mercado Recomenda Ações.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE