IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale aplicar em fundos de previdência privada? Tire esta e outras dúvidas

Do UOL, em São Paulo

07/10/2020 15h24

No Papo com Especialista desta quarta-feira (7), o economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, respondeu perguntas dos leitores sobre investimentos e finanças pessoais. O programa, do UOL Economia+, é uma conversa semanal em vídeo, ao vivo, com especialista em finanças.

A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, às 12h30. O programa é exclusivo para assinantes do UOL Economia+. Assista ao vídeo a seguir.

Confira algumas perguntas respondidas pelo especialista.

1) Compensa deixar aplicado mais de R$ 1 milhão em fundos de previdência privada?

César Esperandio: Tudo depende da sua estratégia. Em todos os fundos, há um gestor, e cada fundo de previdência tem uma estratégia diferente, seja mais arrojada, tentando buscar rendimentos maiores; ou mais conservadora, sem se ariscar tanto, por exemplo.

Os fundos de previdência privada têm uma grande vantagem que é a menor incidência de Imposto de Renda ou abatimento, dependendo do caso. Por outro lado, pode haver taxas punitivas para resgate antecipado, o que pode tornar desvantajoso o desinvestimento em busca de outras oportunidades.

2) Em um eventual problema de saúde mais grave ou até falecimento, como minha família teria acesso aos meus investimentos, para recuperar os valores aplicados?

César Esperandio: Primeiro, há todo um arcabouço legal para que os investimentos permaneçam com seus herdeiros legais. Mas também se obedece a uma lógica jurídica, que é o processo de inventário.

Este vai determinar a partilha do patrimônio. Nesse período de inventário, ninguém pode fazer transferência ou realocação dos investimentos. Depois disso, definido o processo de inventário, se determinou quanto de cada investimento pertence a quais dos herdeiros. Essa lógica vale para qualquer patrimônio, carro, casa etc.

O UOL Economia+ é uma plataforma de conteúdo, destinada a todas as pessoas que queiram aprender a ganhar dinheiro com investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenham investido. Tudo apresentado de um jeito simples, com a credibilidade do conteúdo UOL.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.