IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Café com Mercado: resultados de serviços e recuperação do setor de metais

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/10/2020 08h00

Ontem (13), o Ibovespa subiu 1,05% acompanhado do dólar comercial, que avançou 0,98% cotado a R$ 5,57 na venda.

A assessoria do presidente da Comissão Mista do Congresso, Roberto Rocha (PSDB-MA), informou que a proposta da reforma tributária deve ser votada na comissão até o dia 10 de dezembro. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não descartou essa possibilidade.

No dia anterior, Maia havia afirmado que outra reforma, a administrativa (que trata dos salários de servidores públicos), ficaria apenas para 2021.

A reforma tributária trata da carga de impostos do país e é importante para ajudar o governo a manter as contas no trilho e ajudar a desonerar a folha de pagamentos, o que pode ajudar na geração de novos empregos.

Em relação a setores da economia brasileira, um relatório da Credit Suisse destacou a recuperação do setor latino-americano de metais básicos, como o ferro e o cobre. O relatório destacou que as empresas brasileiras CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5), Gerdau (GGBR4) e Vale (VALE3) devem apresentar melhores resultados neste terceiro trimestre.

Expectativa de incentivo à economia americana

No cenário internacional, senadores da oposição disseram rejeitar a proposta feita pela Casa Branca para novos estímulos à economia dos EUA, o que frustra a expectativa de incentivos ainda antes das eleições americanas no dia 3 de novembro.

Além disso, o cancelamento dos testes para a vacina da Johnson & Johnson trouxe pessimismo para os mercados da Europa, principalmente pelo fato de que a região ainda apresenta locais com grandes quantidades de novos casos.

Essa notícia vai ao encontro do relatório da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que manteve previsão da queda global de demanda de petróleo devido à pandemia e ainda diminuiu a previsão de aumento da procura para o ano que vem.

Essa demanda menor afeta diretamente empresas do setor de combustível, como a Petrobras (PETR4), uma vez que diminui o preço do petróleo e, consequentemente, seu resultado.

Desempenho do setor de serviços

No calendário econômico de hoje (14) o foco será o IPP (índice de preço aos produtores) dos EUA, às 9h30. O indicador mede a inflação recebida pelos produtores de bens e serviços do país.

No Brasil, serão divulgados os dados do setor de serviços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), às 9h. O relatório contém indicadores que informam o desempenho do setor de serviços do último mês.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.