IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Café com Mercado: arrecadação de impostos no Brasil e 1 ação

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/10/2020 08h00

Na sexta (16) o índice Ibovespa recuou 0,75%, e o dólar teve alta de 0,32% cotado a R$ 5,643 na venda.

O Ibovespa destoou do mercado internacional e fechou a sexta-feira em baixa, puxada em especial pela Petrobras (PETR4) e grandes bancos.

Nos bancos, como Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11), pesa o fato de a questão fiscal ser uma incerteza no país. A ausência de novidades acerca das aprovações de novas reformas e da votação para o orçamento em 2021 pode colocar a economia do país em risco e aumentar o endividamento das pessoas. O medo é que a falta de reformas não fortaleça a economia, atrapalhe a recuperação econômica e, com isso, a saúde financeira da população.

A cotação das ações Petrobras (PETR4), por sua vez, foi afetada pelo preço do petróleo, que continua em queda devido à baixa demanda da commodity por causa da pandemia.

Vacina contra covid-19

O mercado internacional fechou a sexta-feira (16) majoritariamente em alta devido, principalmente, ao anúncio da Pfizer (farmacêutica com sede nos EUA) de que pretende solicitar a aprovação para uso emergencial no país americano de sua vacina contra covid-19 até o final de novembro.

A empresa afirma que até o final de novembro terá completado o período de dois meses de dados de segurança dos testes solicitados pela FDA (agência que regula a comercialização de medicamentos nos EUA).

Além disso, os dados das vendas no varejo referentes a setembro nos EUA vieram com uma alta de 1,9%, bem acima do 0,7% esperado.

Arrecadação de impostos

Na agenda econômica de hoje (19), os investidores devem ficar atentos aos discursos do presidente do Fed (Banco Central americano), Jerome Powell, e da presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, ambos às 9h30. Como chefes dos bancos centrais de seus países, seus discursos podem trazer informações sobre a política monetária que as instituições devem adotar no curto e longo prazo.

No Brasil, teremos às 10h30 os dados sobre a arrecadação de impostos do governo federal referente ao mês de setembro. Uma baixa arrecadação indica reduzida atividade econômica e prejudica as contas do governo.

Fique de olho

A empresa de análise Recomenda Ações diz que vale prestar atenção nas ações da CSN (CSNA3). A empresa teve no terceiro trimestre o melhor resultado trimestral já registrado. O Ebitda (lucro sem descontos como impostos e outros) foi de R$ 3,5 bilhões. Isso é 122% maior que o do mesmo período em 2019.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.