IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Café com Mercado: setor de construção nos EUA e incertezas na Europa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/10/2020 08h00

O Ibovespa fechou o dia de ontem (19) com alta de 0,35%, destoando do exterior que fechou o dia majoritariamente em baixa. O dólar caiu 0,69% e fechou a R$ 5,604.

No último final de semana, havia sido noticiado que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), seria a favor da continuação do auxílio emergencial caso a medida ficasse dentro do teto de gastos para 2021. Contudo, ontem (19), o deputado confirmou por meio de uma rede social que é contra o prolongamento do pagamento para 2021.

A notícia acalmou o mercado, que continua preocupado com a capacidade de o governo se manter dentro do teto para 2021.

No cenário corporativo, vale ressaltar a queda do preço dos contratos futuros do minério de ferro para o menor preço das últimas três semanas, com a ameaça de novos lockdowns na Europa.

Isso afeta diretamente empresas do ramo siderúrgico e de mineração, como a Vale (VALE3), que ontem (19) fechou em baixa, logo antes da divulgação parte de seus resultados do terceiro trimestre de 2020.

Pacote de estímulos dos EUA

No cenário internacional, continua a expectativa de um novo pacote de estímulos dos EUA para a economia. A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, anunciou que se nenhum acordo for realizado hoje (20) os novos estímulos ficarão apenas para depois das eleições.

O temor é de que a demora na aprovação de um novo pacote possa prejudicar e atrasar a retomada econômica do país.

Na Europa, o aumento dos casos de covid-19 em algumas regiões como Itália, que decidiu fechar praças públicas após novo recorde de contaminações em um dia, acabou fazendo com que a maioria das Bolsas do bloco fechasse em baixa.

Com as restrições, o retorno da economia ao nível pré-pandemia deve demorar mais.

Além disso, as incertezas acerca de um acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia também preocupam os investidores. A falta de um acordo pode levar à instabilidade das relações comerciais entre os dois países.

Setor de construção

No calendário econômico dos EUA de hoje, os investidores ficarão atentos à divulgação dos dados do setor de construção, às 9h30. A melhora ou não do setor é um importante indicador do aquecimento da economia do país.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.