IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Investir em previdência privada VGBL é bom? Tire esta e outras dúvidas

Do UOL, em São Paulo

21/10/2020 15h39

No Papo com Especialista de hoje (21), o economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, respondeu a perguntas dos leitores sobre investimentos e finanças pessoais.

O programa, do UOL Economia+, é uma conversa semanal em vídeo, ao vivo, com especialista em finanças.

A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, às 12h30. O programa é exclusivo para assinantes do UOL Economia+. Assista ao vídeo.

Confira algumas perguntas respondidas pelo especialista

1) Fazer um VGBL é um investimento correto?

César Esperandio: O VGBL é uma modalidade de previdência privada com foco na aposentadoria. Idealmente, você investe todos os meses visando gozar desse dinheiro acumulado quando quiser deixar de trabalhar. Sendo assim, é um investimento de longo prazo e uma estratégia superválida. Mas não podemos esquecer de outras estratégias de curto prazo como uma reserva de segurança para usar o dinheiro sempre que precisar, como quando quebrar a tela de um celular.

2) Já criei uma conta em um banco e já fiz minha reserva de emergência. Qual investimento começar?

César Esperandio: Não é prudente eu te recomendar um investimento específico, porque cada pessoa tem um perfil, uma tolerância a risco diferente. Uns preferem investir em estratégias mais conservadoras; outros são mais arrojados.
Regrinha de bolso diz que, depois de montada a sua reserva de segurança (de 6 a 12 vezes o seu gasto médio mensal), você deve começar a diversificar em outras estratégias de investimento, respeitando uma gradação do menor para o maior risco. Comece a olhar outras estratégias de renda fixa, como os CBDs, com menor ou maior risco e liquidez, e depois vá diversificando chegar à renda variável. Não é migrar de um para outro; é começar a fazer novos aportes todos os meses.

O UOL Economia+ é uma plataforma de conteúdo, destinada a todas as pessoas que queiram aprender a ganhar dinheiro com investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenham investido. Tudo apresentado de um jeito simples, com a credibilidade do conteúdo UOL.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.