PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Vacina, capital estrangeiro no Brasil: 5 tópicos que podem impactar a Bolsa

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/11/2020 08h00

Acompanhe no Café com Mercado os 5 principais assuntos que devem influenciar a Bolsa nesta quinta-feira (19).

1) Covid-19 e mais resultados de vacina

Em meio à preocupação de que novas restrições possam ocorrer na Europa e nos EUA, a farmacêutica Pfizer anunciou que sua vacina contra covid-19 possui 95% de eficácia em resultados preliminares, e não os 90% que ela mesma havia divulgado anteriormente. A vacina da Pfizer está sendo produzida em parceria com a BioNTech.

A empresa afirma que em poucos dias pretende entrar com pedido de liberação de uso emergencial da vacina nos EUA. Se isso acontecer, a valorização das Bolsas nas últimas semanas pode se sustentar nos próximos dias.

No Brasil, os investidores devem acompanhar a evolução das novas contaminações e mortes por covid-19 que voltaram a subir nos últimos dias. Qualquer evolução mais preocupante no número de casos irá afetar negativamente o mercado no curto prazo.

2) Entrada de capital estrangeiro no Brasil

Recentemente houve forte entrada de investimentos estrangeiros na Bolsa do país, sendo a causa principal das quedas recentes no preço do dólar.

Segundo o analista Jerson Zanlorenzi, responsável pela mesa de ações do BTG Pactual Digital, o investidor estrangeiro busca por maior retorno no mercado global após novos progressos na vacina e para isso está mais disposto a correr riscos maiores.

Jerson afirma que essa injeção de capital de fora no país pode continuar pressionando o dólar e empurrando as ações para cima nos próximos dias. Segundo ele, a maior busca por retorno direciona os investidores para países emergentes como o Brasil.