PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Empregos nos EUA, produção de petróleo: 4 temas para ficar de olho na Bolsa

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/12/2020 08h00

Confira no Café com Mercado de hoje os 4 principais assuntos que podem interferir na Bolsa nesta sexta-feira (4).

1) Relatório de empregos (Payroll) nos EUA

Às 10h30 de hoje será divulgado o relatório de empregos referente a novembro nos EUA.

Os dados do Payroll são considerados de extrema importância pelos investidores por serem uma indicação clara da saúde econômica do país.

Quanto mais aquecida e saudável a economia, maior deve ser o número de pessoas empregadas e de novos empregos gerados no último mês.

2) Aumento da produção de petróleo

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) decidiu aumentar a produção de petróleo a partir de janeiro de 2021, apostando na retomada da demanda mundial, com a liberação das vacinas (que já se encontram em fase final de testes). A decisão surpreendeu os investidores, que esperavam a manutenção no corte da produção de petróleo pelos países membros da instituição.

A decisão deve causar grande movimentação no preço do combustível nos próximos dias, o que afetará as empresas do setor, como Petrobras (PETR4) e PetroRio (PRIO3).

3) Tensão entre EUA e China

Ontem, membros do Departamento de Justiça dos EUA informaram que Pequim intensificou os esforços para aumentar sua influência no governo de Joe Biden, que se inicia em janeiro de 2021.

Nessa semana, o presidente eleito já havia declarado que não pretende retirar as tarifas aplicadas pelo governo de Donald Trump para importações de produtos chineses.

Uma guerra comercial e política entre os dois países pode afetar a economia global como um todo. Os investidores devem ficar de olho no assunto.

4) Vacinação no Brasil pode começar em janeiro de 2021

Ontem, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, afirmou que a vacina chinesa CoronaVac poderá ser disponibilizada para a população no início do próximo ano.

A notícia pode manter o ânimo dos investidores estrangeiros, para que o fluxo de entrada de dinheiro no país continue. Em novembro, a entrada de capital estrangeiro na Bolsa foi de R$ 33,3 bilhões, sendo o principal motivo da alta de mais de 15% no mês.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.