IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ata do Copom, setor industrial de NY: 5 tópicos que podem impactar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/12/2020 08h00

Veja no Café com Mercado os 5 assuntos em que os investidores da Bolsa devem ficar de olho hoje.

1) Ata do Copom

A ata do Copom (Comitê de Política Monetária) será divulgada hoje, às 8h. O documento explica a decisão sobre a taxa de juros da semana passada, quando o Comitê manteve a Selic a 2% ao ano, além de trazer perspectivas sobre o futuro da política monetária do país.

Essas perspectivas são essenciais para a tomada de decisão de grandes investidores, e por isso o mercado pode apresentar instabilidade durante o dia.

2) Atividade industrial de Nova York

O índice Empire State de atividade industrial mede a saúde econômica do setor no estado de Nova York e será divulgado hoje, às 10h30.

Os investidores ficam atentos a este indicador por se tratar de um importante setor em um dos principais polos econômicos dos EUA.

3) Cenário fiscal para 2021

Ontem o líder do governo na Câmara, deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), disse que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve ser votada pelo Congresso na quarta-feira, permitindo que o governo tenha "vida normal" e utilize 1/12 do Orçamento para 2021, antes da votação definitiva (que deve acontecer em fevereiro).

Contudo, a oposição deseja votar os vetos presidenciais antes da votação da LDO, o que pode comprometer a aprovação da lei ainda este ano. Como o governo não poderá gastar em 2021 enquanto a LDO não for aprovada, isso pode colocar em risco o Orçamento do governo no próximo ano.

4) Acordo comercial do Brexit

O prazo para o fechamento de um acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia se encerraria neste domingo (13). Contudo, os representantes resolveram estender o período de negociação para esta semana.

A notícia animou as Bolsas da zona do euro ontem e deve permanecer no radar dos investidores, pois uma separação pacífica deve beneficiar a economia de ambos os lados.

5) Vacinação nos EUA

Foi iniciada ontem a aplicação da vacina desenvolvida pela Pfizer nos EUA, e isso reforçou as esperanças de combate à pandemia.

O início desta vacinação sustentou os ganhos da Bolsa norte-americana ontem e pode influenciar no fluxo de entrada de investidores estrangeiros no Brasil.

A Pfizer possui um acordo de intenção de compra com o Brasil, o que pode acelerar a liberação da vacina no país. O acordo será concretizado apenas quando o fármaco for liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Fique de olho

De acordo com a casa de análise Recomenda Ações, os investidores mais agressivos e com foco no longo prazo devem ficar de olho nas ações da Le Lis Blanc (LLIS3). A companhia possui uma importante assembleia na sexta-feira (18), e o mercado do setor está aquecido, principalmente com a Black Friday e festividades de fim de ano.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.