IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação no Brasil, emprego nos EUA: 5 temas que afetam a Bolsa na semana

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/01/2021 08h00Atualizada em 11/01/2021 15h44

Acompanhe no Café com Mercado de hoje 5 assuntos em que o investidor da Bolsa deve ficar de olho durante a semana.

1) Inflação no Brasil

O IPCA, que representa a inflação oficial no país no mês anterior, será divulgado amanhã e é utilizado para projeções de consumo, atividade econômica e taxa de juros.

2) Emprego nos EUA

O relatório Jolts, com vagas de emprego abertas no último mês nos EUA, será divulgado amanhã. É um termômetro da atividade econômica americana.

3) "Prévia" do PIB

O Banco Central divulga na segunda-feira (18) o IBC-Br, que mede a atividade econômica do país e é utilizado para a elaboração da política monetária. É considerado uma espécie de "prévia" do PIB (Produto Interno Bruto), antecipando como está a economia do Brasil.

4) Lockdowns na Europa

Com o aumento dos casos de covid-19 pelo mundo, vários países da Europa anunciaram um aumento nas restrições de viagens. Com a diminuição do deslocamento e da atividade econômica, a demanda de petróleo fica comprometida e pode atrasar a recuperação do setor. Isso afeta empresas como Petrobras (PETR4) e PetroRio (PRIO3).

5) Gripe aviária na Europa

A gripe aviária continua avançando na Europa, forçando a França a acelerar o abate de patos. Na Índia, o temor da doença fez com que a demanda caísse quase 30%, e fizesse o preço da carne de frango despencar.

Esta situação pode se refletir no Brasil em empresas do setor alimentício, como Marfrig (MRFG3), BRF (BRFS3) e JBS (JBSS3).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto informava, incorretamente, que o Banco Central divulgaria o IBC-Br nesta sexta-feira (15). Na verdade, a divulgação será na segunda-feira (18). O texto foi corrigido.