Inflação no Brasil, emprego nos EUA: 5 temas que afetam a Bolsa na semana
Acompanhe no Café com Mercado de hoje 5 assuntos em que o investidor da Bolsa deve ficar de olho durante a semana.
1) Inflação no Brasil
O IPCA, que representa a inflação oficial no país no mês anterior, será divulgado amanhã e é utilizado para projeções de consumo, atividade econômica e taxa de juros.
2) Emprego nos EUA
O relatório Jolts, com vagas de emprego abertas no último mês nos EUA, será divulgado amanhã. É um termômetro da atividade econômica americana.
3) "Prévia" do PIB
O Banco Central divulga na segunda-feira (18) o IBC-Br, que mede a atividade econômica do país e é utilizado para a elaboração da política monetária. É considerado uma espécie de "prévia" do PIB (Produto Interno Bruto), antecipando como está a economia do Brasil.
4) Lockdowns na Europa
Com o aumento dos casos de covid-19 pelo mundo, vários países da Europa anunciaram um aumento nas restrições de viagens. Com a diminuição do deslocamento e da atividade econômica, a demanda de petróleo fica comprometida e pode atrasar a recuperação do setor. Isso afeta empresas como Petrobras (PETR4) e PetroRio (PRIO3).
5) Gripe aviária na Europa
A gripe aviária continua avançando na Europa, forçando a França a acelerar o abate de patos. Na Índia, o temor da doença fez com que a demanda caísse quase 30%, e fizesse o preço da carne de frango despencar.
Esta situação pode se refletir no Brasil em empresas do setor alimentício, como Marfrig (MRFG3), BRF (BRFS3) e JBS (JBSS3).
O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.
Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.
Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br
Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.