Quais as diferenças entre CDB, CDI, LCA e LCI?
Quais as diferenças entre CDB, CDI, LCA e LCI? Esta foi uma das perguntas respondidas pelo economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, em live do Papo com Especialista, do UOL Economia+.
O economista responde:
- CDB (Certificado de Depósito Bancário): você empresta dinheiro a uma instituição financeira, e esse banco pode usar os recursos para o que quiser (emprestar para crédito pessoal, crédito agrícola, financiamentos de carros etc.). É protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).
- CDI (Certificado de Depósito Interbancário): não há investimento em CDI. Trata-se de uma taxa usada por bancos para negociação de empréstimos entre eles. A taxa CDI gira em torno da taxa Selic (2% ao ano).
- LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): são equivalentes. "Ao comprar esses títulos, você empresta dinheiro a uma instituição financeira que irá usar os recursos para os setores imobiliário e agropecuário. Os dois são isentos de Imposto de Renda", disse.
A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30 na página inicial do UOL e do UOL Economia+. Assista ao vídeo abaixo:
O Papo com Especialista é exclusivo para assinantes do UOL Economia+, uma plataforma de conteúdo destinada a todas as pessoas que queiram aprender a ganhar dinheiro com investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenham investido. Tudo apresentado de um jeito simples, com a credibilidade do conteúdo UOL.
Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso