PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Como investir na Bolsa de Valores? Economista explica passo a passo

Conteúdo exclusivo para assinantes

Do UOL, em São Paulo

19/03/2021 04h00

Investir na Bolsa pode parecer difícil para os iniciantes, e muitas dúvidas surgem sobre isso. Mas como fazer para investir na Bolsa de Valores? A pergunta foi respondida no programa ao vivo semanal Papo com Especialista, do UOL Economia+.

No programa, o economista César Esperandio explica o passo a passo e também dá dicas de como fazer isso para quem ainda tem medo de arriscar.

Confira abaixo o passo a passo prático para começar a investir.

O programa já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30 na página inicial do UOL e do UOL Economia+.

Passo a passo para começar na Bolsa

Para começar a investir na Bolsa, o investidor deve abrir uma conta em uma corretora de valores. Esperandio recomenda uma corretora independente. "Se você quiser investir por meio do seu banco, você pode, mas eles abrem a conta em uma corretora deles. Quando você abre uma conta em uma corretora independente, você tem mais opções para os seus investimentos e, em alguns casos, um custo menor", explica.

Hoje, é simples abrir uma conta em uma corretora e sem sair de casa. Basta enviar os seus documentos digitalmente e esperar a aprovação da corretora. Depois de aberta, você faz uma transferência de dinheiro para essa conta e começa a investir.

"Você faz uma transferência, pode ser um Pix, por exemplo, e vai chegar na conta da sua corretora — é como se fosse uma conta corrente, mas não para você gastar, para investir", detalha o economista.

Está com medo de enviar dinheiro para a conta da corretora? Transfere um valor pequeno, só para testar. Com esse valor, compra uma ação —tem ações de até R$ 10. "É só para você testar e perder o medo mesmo", diz.

O economista explica que o ideal é abrir conta em mais de uma corretora de valores —assim, o investir tem mais opções de investimentos, e a maioria das corretoras não cobra taxa de abertura nem de manutenção da conta.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre os dias 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE