IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comércio no Brasil e outros 3 temas que podem afetar o mercado hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/04/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro temas que podem afetar a Bolsa nesta terça-feira e duas ações para você ficar de olho hoje.

1) Comércio no Brasil - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga hoje os dados do volume de vendas de março do comércio no Brasil.

O indicador mostra o aquecimento de um dos setores que mais têm sofrido por causa da pandemia e um dos que mais contratam mão de obra no país. O desempenho do comércio é um termômetro importante de como estão a economia e o poder de compra da população.

O mercado deve repercutir esse resultado, em especial as empresas do setor.

2) Inflação nos EUA - A inflação é um ponto de preocupação dos investidores no mundo, principalmente após a divulgação de que a inflação da China chegou a 0,4% em março —índice levemente acima do esperado.

Por isso, o mercado terá atenção redobrada com a inflação dos EUA, que será divulgada nesta terça-feira (13).

O presidente do Fed (o Banco Central norte-americano), Jerome Powell, afirmou essa semana que não há motivos para preocupação e que a taxa de juros dos EUA não será alterada, mas o mercado ainda está cauteloso.

3) Balança comercial da China - Esta será uma semana cheia de indicadores chineses. Na segunda (12), a China divulgou a balança comercial de importações e exportações do país.

Por conta do fuso horário, esses números devem afetar a Bolsa brasileira hoje.

4) Incidente no Irã - No último domingo (11) uma pane elétrica na usina de Natanz, no Irã, foi tratada como um ataque terrorista pelas autoridades locais.

O incidente tem sido tratado pela inteligência norte-americana e pela mídia israelense como um atentado terrorista planejado por Israel para atrapalhar as negociações para a retomada do acordo sobre o programa nuclear iraniano, o que acabaria com as sanções impostas pelos EUA.

Isso pode movimentar o setor petroleiro hoje e nos próximos dias, pois o fim das sanções levaria o país a aumentar a produção de petróleo para até 4 milhões de barris por dia em alguns meses.

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje traz as duas últimas companhias do setor financeiro de um estudo da série de 17 ações que a Recomenda Ações trouxe para você.

Após o Boletim Focus, divulgado pelo BC na segunda-feira, a taxa básica de juros deve terminar 2021 em 5,25%. Com esse aumento, o setor financeiro fica mais atrativo.

Por isso, os analistas da Recomenda Ações indicam as ações do Bradesco (BBDC4) e da Itaúsa (ITSA4). Além de estarem desvalorizadas, essas empresas costumam pagar dividendos acima da atual taxa de juros.

Também está no radar o IPO da Caixa Seguridade (CXSE3). A empresa deve definir o valor por ação no dia 27 de abril.

Os analistas da casa indicam que os investidores deixem a companhia no radar.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.