PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Dinheiro da reserva de emergência parado na poupança? Veja onde investir

Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/04/2021 04h00

Montar a reserva de emergência é o primeiro passo de um investidor iniciante, mas deixar o dinheiro parado na poupança pode não ser uma boa ideia, mesmo para uma reserva de emergência. Onde investir o dinheiro da reserva que está parado na poupança? Esta foi a dúvida respondida no Papo com Especialista, programa semanal ao vivo do UOL Economia+.

No programa, o economista César Esperandio explica por que a poupança tem rendimento baixo. É justamente esse rendimento baixo, que está abaixo da inflação, que prejudica o pequeno investidor, mesmo se o dinheiro for da reserva de emergência.

Para entender onde colocar o dinheiro da reserva, ao invés de deixar na poupança, veja a resposta abaixo.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes e, após a transmissão ao vivo, fica disponível para consulta.

Quem não poupa não tem o que investir

Desde 2012, a nova regra da poupança diz o seguinte: quando a taxa básica de juros (Selic) estiver em 8,5% ou menos ao ano, a poupança rende 70% dessa taxa. Hoje, a Selic está em 2,75% ao ano —e a poupança em torno de 1,9% ao ano. O percentual não cobre a inflação, que atingiu 6,10% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Isso leva o investidor a fugir da poupança para montar a sua reserva de emergência. "Você pode encontrar outras opções, começando pelo Tesouro Selic, considerado o investimento mais seguro do país. Há também outros títulos da renda fixa que têm liquidez diária, com característica de acompanhar a Selic e sem taxa de administração. Esses vão render mais do que a poupança", afirmou o economista.

Esperandio ressalta, no entanto, que é importante ter o hábito de poupar. "Poupar é mais importante que encontrar os melhores investimentos com as maiores rentabilidades, porque quem não poupa não tem o que investir", disse.

O economista afirmou ainda que quem tem medo de sair da poupança de uma vez, pode fazer isso aos poucos. "Aos pouquinhos, vai transferindo o dinheiro da poupança para outros ativos e mantém o hábito de continuar economizando e fazendo novos aportes na sua carteira de investimentos", disse.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE