IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prévia do PIB, projeções do mercado e mais 3 temas que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/04/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco temas que podem afetar o mercado nesta semana e duas empresas para você ficar de olho na Bolsa, com foco no longo prazo.

1) "Prévia" do PIB - O Banco Central divulga nesta segunda (19) a prévia do PIB brasileiro. Essa prévia é um termômetro da atividade econômica do país e pode afetar a Bolsa hoje.

2) Boletim Focus - Como acontece toda segunda-feira, o Banco Central divulga o Boletim Focus. O relatório apresenta as perspectivas do mercado financeiro sobre indicadores importantes para a economia, como a taxa básica de juros, a evolução do PIB, inflação e câmbio.

O relatório é utilizado pelos investidores como base para a tomada de decisão de seus investimentos e, por isso, pode afetar o mercado hoje.

3) Orçamento para 2021 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem até o dia 22 de abril para sancionar, total ou parcialmente, o Orçamento para 2021, aprovado no início do mês no Congresso.

O projeto tem sido alvo de discussão dentro do governo após o ministro da Economia, Paulo Guedes, dizer que o valor não seria suficiente para cobrir as contas essenciais do governo.

A confusão em torno do Orçamento ainda está instalada, e muita coisa pode acontecer ao longo da semana. Por isso, o investidor deve ficar de olho neste assunto.

4) Quarentena em São Paulo - O estado de São Paulo flexibilizou na semana passada as medidas de controle de circulação. Desde domingo (18), houve a reabertura do comércio, e cerimônias religiosas puderam ser realizadas.

Além disso, a partir do próximo sábado (24), bares, restaurantes e academias poderão voltar a funcionar aos finais de semana.

A reabertura do comércio em um dos principais centros econômicos do país é aguardada com grande expectativa pelo mercado, que pode responder à notícia não só hoje, mas também nos próximos dias.

5) Divulgação de resultados - O mercado também deve voltar a se agitar com a liberação dos balanços das companhias listadas na Bolsa de Valores.

Hoje, teremos a publicação dos resultados do primeiro trimestre deste ano da Linx (LINX3). Além dela, Usiminas (USIM5) e Hypera Pharma (HYPE3) também devem divulgar seus resultados na próxima sexta-feira (23).

Fique de Olho

O destaque do Fique de Olho de hoje é para o setor de energia. A casa de análises Recomenda Ações indica duas companhias que estão abaixo do preço justo na Bolsa —ou seja, com preço das ações menor do que o preço que os analistas acreditam que as ações realmente valem.

Segundo os analistas da casa, Energisa (ENGI3) e Engie (EGIE3) são companhias que estão mais desvalorizadas do que outras do setor e trazem oportunidades de dividendos no trimestre.

Os analistas destacam que o investidor precisa ter visão de longo prazo, uma vez que o mercado pode sofrer oscilações mais fortes, principalmente durante essa semana por causa do cenário político do país.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.