Sanção do Orçamento, Lula e outros 3 assuntos que podem afetar a Bolsa
Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco temas que podem afetar o mercado nesta sexta-feira (23) e duas ações de empresas para você ficar de olho na Bolsa.
1) Processos de Lula - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quinta-feira (22) que os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem ser encaminhados para a Justiça do Distrito Federal.
Ou seja, será a Justiça federal de Brasília que decidirá se absolve ou não o ex-presidente.
Além disso, o STF também discutiu sobre a imparcialidade do ex-juiz Sérgio Moro.
Todos esses debates abrem caminho para a invalidação de outras condenações realizadas pelo juiz, o que mudaria drasticamente o cenário eleitoral para 2022.
Por isso, o mercado pode responder ao tema hoje.
2) Orçamento - Na quinta (22), o mercado fechou sem ver o Orçamento de 2021 sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Por isso, o mercado deve responder à sanção nesta sexta (23).
3) Resultados - Nesta sexta (23) começa a temporada de divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2021. Hoje serão publicados os balanços de Usiminas (USIM5) e Hypera Pharma (HYPE3).
A expectativa pela divulgação pode movimentar as ações dessas empresas e suas concorrentes hoje.
4) Mercado imobiliário nos EUA - Hoje os EUA divulgam o número de venda de casas usadas no mês de março. O indicador, além de mostrar o aquecimento do setor imobiliário do país, dá dicas ao investidor de como está o poder de compra e a confiança em assumir novos compromissos financeiros por parte da população.
5) Petróleo em queda - O petróleo emendou na quinta-feira (22) o terceiro dia de queda seguida em meio a preocupações com o avanço de covid-19 na Índia e no Japão, o que atrasa a retomada da demanda mundial.
Os estoques de petróleo nos EUA cresceram em 564 mil barris, enquanto a expectativa era de que haveria uma diminuição de mais de 2 milhões de barris, segundo dados divulgados na quarta (21).
O movimento pode afetar as ações da Petrobras (PETR4) aqui no Brasil, que segue a cotação do combustível dos EUA.
Fique de Olho
Para o Fique de Olho de hoje, a casa de análises Recomenda Ações termina a série de 17 ações para você investir no trimestre, com a indicação de duas empresas que estão abaixo do preço justo na Bolsa —ou seja, com preço das ações menor do que analistas acreditam que realmente vale.
A primeira é a Hypera (HYPE3), do setor de farmácia. A empresa se tornou a preferida entre os analistas por causa da distância de seu preço justo, abrindo uma oportunidade de longo prazo para os investidores.
Além dela, temos também a Telefônica Vivo (VIVT3), que é considerada uma empresa com fundamentos sólidos. Além de estar abaixo do preço justo, a companhia também é uma boa pagadora de dividendos.
O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.
Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.
Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.