IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confira as 8 ações mais recomendadas por analistas nesta semana

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2021 04h00

Com duas estreias na semana, as ações da Vale são o principal destaque das carteiras recomendadas do período, reunindo um total de quatro indicações. O monitoramento, feito pelo UOL Economia+, considera os portfólios divulgados por sete instituições.

Outras sete companhias também estão entre os destaques.

  • Conheça o UOL Economia+, serviço completo de orientação financeira do UOL para assinantes.

Confira as 8 principais indicações da semana (de 26 a 30/4)*:

  • Vale (VALE3): 4 recomendações
  • Rumo (RAIL3): 3 recomendações
  • Via (VVAR3): 3 recomendações
  • Braskem PNA (BRKM5): 2 recomendações
  • Itaúsa PN (ITSA4): 2 recomendações
  • Natura (NTCO3): 2 recomendações
  • Randon PN (RAPT4): 2 recomendações
  • Weg (WEGE3): 2 recomendações

*Levantamento feito com base nas carteiras recomendadas pelas seguintes instituições: Ativa Investimentos, Elite Investimentos, Guide Investimentos, Mirae Asset Corretora, MyCap Investimentos, Terra Investimentos e XP Investimentos.

Vale lidera com 4 recomendações

As ações da Vale figuram em quatro das sete carteiras de ações indicadas para esta semana, conforme acompanhamento feito pelo UOL Economia+. A mineradora está entre as novidades escolhidas pela Ativa e pela Elite Investimentos, além de ter permanecido nos portfólios da Guide e da Mirae Asset Corretora.

A companhia, que na semana passada assinou contrato definitivo com a Mitsui para adquirir a totalidade das participações do grupo japonês na mina de carvão de Moatize e no Corredor Logístico de Nacala (CLN), divulgou ontem (26) seu balanço financeiro do primeiro trimestre.

No primeiro trimestre, a empresa apresentou queda generalizada na sua produção, exceto na de minério de ferro e de níquel, que cresceram 14,2% e 6,8%, respectivamente, em relação ao primeiro trimestre de 2020.

Em relação às vendas, a companhia registrou queda generalizada, em relação ao último trimestre do ano passado, mas verificou alta nas comercializações de minério de ferro (14,8%), de minério de manganês (17,8%) e de níquel (8,6%).

O lucro líquido da companhia foi de US$ 5,546 bilhões, ficando US$ 4,807 bilhões acima do lucro do quarto trimestre de 2020.

Via e Rumo têm 3 indicações

As ações da Via (nova denominação da Via Varejo) e da Rumo, maior operadora ferroviária independente do país, também estão entre os destaques da semana. As companhias receberam três recomendações de investimento por parte de analistas.

No último fim de semana, a Via divulgou sua nova marca, com o objetivo de "ir além do varejo". Segundo comunicado da empresa, o novo posicionamento reforça a estratégia de ser "reconhecida como a melhor Via de compras de todos os brasileiros, onde, quando e como eles quiserem".

Em paralelo ao anúncio, a Via informou a aquisição da Celer Processamento Comércio e Serviço, plataforma proprietária de soluções de pagamentos. O negócio, cujo valor não foi revelado, depende ainda de condições previstas nos documentos definitivos, bem como da aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

No caso da Rumo, nenhum comunicado ou fato relevante havia sido divulgado ao mercado até o fechamento desta reportagem. A companhia agendou para 13 de maio a apresentação do seu demonstrativo financeiro do primeiro trimestre.

Outros 5 destaques completam a semana

A última semana do mês traz ainda outras cinco ações entre as mais recomendadas.

De acordo com pesquisa feita pelo UOL Economia+, Braskem PNA (BRKM5), Itaúsa PN (ITSA4), Natura (NTCO3), Randon PN (RAPT4) e Weg (WEGE3) registram duas indicações de investimento cada.

Carteiras semanais têm 17 mudanças

No total, as instituições acompanhadas pelo UOL Economia+ fizeram nesta semana 17 mudanças nas carteiras recomendadas de ações, frente ao período imediatamente anterior.

A Elite Investimentos foi a líder em alterações, tendo substituído seu portfólio completo de uma semana para outra. A Ativa Investimentos vem logo a seguir, com quatro novos ativos selecionados.

A MyCap escolheu três novas ações para esta semana, enquanto a XP Investimentos promoveu duas alterações.

Guide, Mirae Asset Corretora e Terra Investimentos realizaram apenas uma substituição.

Alterações e portfólios completos indicados

Ativa Investimentos

Elite Investimentos

Obs: trocou todas as ações em relação à semana passada.

Guide Investimentos

Mirae Asset Corretora

MyCap Investimentos

Terra Investimentos

XP Investimentos

O preço e o desempenho das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.