PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

O que você precisa saber para realizar metas financeiras?

Exclusivo para assinantes UOL

Do UOL, em São Paulo

15/06/2021 04h00

Você quer começar a investir, traça várias metas financeiras, mas nem sabe por onde começar e logo desiste? O assunto foi abordado no primeiro encontro do Guia do Investidor UOL, série de eventos quinzenais e gratuitos do UOL Economia+ para quem quer aprender a cuidar do próprio dinheiro.

No primeiro evento, realizado na última terça-feira (8), Flávia Ávila, especialista em economia comportamental, disse que uma das lições para realizar metas financeiras é se reconhecer um "eterno aprendiz". Confira abaixo outras dicas dadas por ela e por João Homem, trader profissional, que também foi convidado do evento.

O Guia do Investidor UOL é uma trilha de conhecimento, que passará por temas como comportamento, investimentos básicos para iniciantes até investimentos mais arrojados, como ações, fundos multimercado e até criptomoedas. Quer conferir a programação do Guia do Investidor UOL? Acesse aqui e se inscreva gratuitamente para os próximos eventos.

Evite o excesso de confiança

Para Flávia Ávila, na hora de criar metas financeiras, um dos pontos mais importantes é colocar os pés no chão e ser "realista", não se deixar levar pelo excesso de confiança.

Para ela, muitos investidores seguram ativos ruins na carteira, resistem em mexer neles, na "esperança de recuperar o investimento" quando há uma perda, por exemplo. Flávia Ávila afirmou que, quando você enxerga o erro e "cai a sua ficha", é a chance de mudar o comportamento.

"A lição aqui é se reconhecer um eterno aprendiz e, quando você desenhar essas metas financeiras, elas precisam ser realistas", afirmou.

João Homem destaca dois pontos fundamentais no mundo dos investimentos, e que ajudam na realização das metas financeiras: ter disciplina e humildade.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimento. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.