IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saída de Salles e PIB dos EUA: veja 5 assuntos que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/06/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco assuntos que podem agitar a Bolsa nesta quinta-feira (24) e uma empresa para ficar de olho.

1) Saída de Salles - Ricardo Salles pediu exoneração do cargo de ministro do Meio Ambiente na quarta-feira (23). Ele era uma das principais vozes dentro do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O ex-ministro é alvo de investigação da Polícia Federal, que apura se Salles atuou para afrouxar o controle do Ibama sobre a exportação de madeira.

Como a saída de Salles ocorreu quase no fechamento do mercado de ontem, é possível que a Bolsa responda a esse evento político nesta quinta.

2) PIB nos EUA - Será divulgada hoje a revisão final do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano do primeiro trimestre do ano. Na última estimativa, o PIB no país havia avançado 6,4%, número que o mercado espera que se mantenha no novo cálculo.

O dado mostra o crescimento econômico do país em meio à pandemia e permite aos investidores traçar perspectivas para os próximos meses. Por isso, pode agitar o mercado nesta quinta-feira (24).

3) Relatório do BC - O Banco Central divulga nesta quinta-feira (24) o relatório trimestral da inflação. Apesar do nome, o relatório também traz projeções para o PIB, dólar e taxa de juros.

O mercado acompanha com atenção as projeções do Banco Central que podem movimentar o mercado hoje.

4) Sondagem do consumidor - Ainda no Brasil, a FGV publica a Sondagem do Consumidor, que traz as expectativas do consumidor em relação à economia brasileira.

Como a confiança na economia é fator decisivo para o consumo, o dado pode afetar o mercado e movimentar ações de empresas de produtos e serviços.

5) Seguro-desemprego nos EUA - Como acontece toda quinta-feira, o número de novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA feitos na última semana será divulgado nesta quinta.

O dado ajuda os investidores a identificar o poder de consumo da população e a traçar perspectivas para a economia do país.

Fique de Olho

O analista Lucas Claro, do BTG Pactual Digital, traz para o Fique de Olho de hoje a companhia Petz (PETZ3), única do setor de pet shops na Bolsa.

A empresa teve mais de 70% de valorização desde o seu IPO e, para Lucas, não deve parar por aí.

A aquisição de outras empresas pela companhia torna a Petz mais competitiva em relação aos seus concorrentes, além de suas ações estarem em uma região de preço confortável para os investidores.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.