PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Como escolher ações de um setor? Veja o que você precisa analisar

Exclusivo para assinantes UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/07/2021 04h00

Quem pensa em investir em ações na Bolsa pode, muitas vezes, querer escolher uma empresa por determinado setor de atuação, como financeiro, de energia, de saúde, etc. No Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL Economia+, o economista César Esperandio explicou onde e como avaliar o desempenho de setores e empresas.

No programa, ele mostrou especificamente o setor de saúde, no segmento de medicamentos (como distribuidoras e farmácias), como exemplo. Leia a explicação dele e assista abaixo ao trecho do programa, que é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes que acontece toda quinta-feira.

Buscas na B3

No site da Bolsa brasileira, a B3, é possível ver todas as empresas listadas e por setor de atuação. Outro canal para consultar o desempenho de uma empresa é a plataforma Suno Analítica.

"Fazendo a busca pela empresa, você consegue ver toda a série histórica de preços e outros indicadores usados para comparar com outras ações do mesmo segmento, Também é possível saber sobre a história da empresa, os produtos e serviços que ela comercializa, as características das ações, balanços de resultados, entre outras", declarou Esperandio, que também é do canal Econoweek.

Na página da empresa na plataforma, há também informações sobre pontos fortes e fracos daquela companhia. "Antes de investir, vale conhecer bem o desempenho da empresa, seja ela de qualquer porte, setor e segmento", afirmou o economista.

Na hora de analisar o setor, é importante entender como ele está de acordo com a economia. Por exemplo: em meio à pandemia, o setor de saúde tem sido muito buscado pelos consumidores. Nesse cenário, qual segmento do setor de saúde pode estar se beneficiando mais? Será que esse crescimento deve continuar pós-pandemia? É esse tipo de informação que o investidor precisa buscar.

Outros pontos para analisar antes de investir: como determinada empresa ganha dinheiro? Ainda no exemplo do setor de saúde: será que a receita dessas empresas é em real ou dólar? Dólar em alta beneficia empresas que recebem na moeda norte-americana.

O Comércio é outro exemplo. O setor foi um dos mais sofreram na pandemia, e isso afetou os resultados das empresas na Bolsa. Mas com a reabertura, o setor deve voltar a crescer. Essa empresa na qual você quer investir está preparada para essa retomada? Ela tem dívidas? Ela conseguiu manter o crescimento, ainda que menor, mesmo durante a crise? É preciso observar estes pontos também.

Papo com Especialista toda quinta-feira

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, das 15h às 16h, na página inicial do UOL e do UOL Economia+ e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.