IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

O que levar em conta na hora de diversificar seus investimentos?

Raphael Coraccini

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/09/2021 04h00

Se você está começando agora a investir, deve ter ouvido falar que diversificar é o caminho. Com investimentos diferentes na carteira, é possível diluir o risco de perdas, mas os especialistas do setor financeiro alertam sobre a necessidade de escolher bem a classe de ativos e até mesmo a quantidade deles na carteira.

Laís Costa, analista de investimentos da Empiricus, e Guilherme Cadonhotto, especialista em renda fixa da Spiti, que participaram do Guia do Investidor UOL, falam sobre como diversificar a carteira de investimentos. Veja abaixo o que eles disseram.

Diversificação também depende do perfil

A escolha dos investimentos na hora de diversificar vai depender do perfil do investidor, diz Laís Costa. Mas a ideia é sempre a mesma: criar uma carteira diversificada que garanta que aumento dos ganhos e redução dos riscos.

"Quando alguma fonte de renda passar por algum problema, a ideia é que outras possam proteger [seu dinheiro] total ou parcialmente dessa perda", afirma.

Cadonhotto também aponta a diversificação como fundamental, e diz que os investidores mais conservadores podem distribuir seus investimentos com uma maior parte em títulos pós-fixados, que devem responder por mais de 50% dos ativos da carteira neste momento de instabilidade econômica.

Para os arrojados, travar a maior parte do dinheiro na renda fixa em momentos de instabilidade, como o atual, pode significar perder a oportunidade de ganhos mais robustos, diz o especialista. "Eu prefiro manter uma alocação perto de 40% (na renda fixa)", diz.

Laís afirma que aloca apenas 25% em renda fixa na sua carteira, mas ela deixa claro que esse montante é indicado para investidores de perfil mais arrojado. O restante do dinheiro, ela distribui em ações (40%); fundos alternativos, como hedge, de criptomoedas e imobiliários (25%); e commodities (10%).

A 'armadilha' da pulverização

Os especialistas aconselham moderação na diversificação dos investimentos. Assim como não diversificar aumenta o risco da carteira, diversificar demais também é nocivo.

O risco para quem distribuiu demais o seu dinheiro é cair no que Cadonhotto chama de "armadilha da pulverização".

"Isso acontece quando se diversifica tanto a carteira que, na média, o rendimento vai ser igual ao dos principais índices do mercado", diz.

Por isso, ele aconselha não passar de 15 ativos em cada classe, ou seja, não comprar mais de 15 CDBs de um mesmo banco, por exemplo.

Guia do Investidor UOL é trilha para quem quer começar a investir

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos do UOL que funciona como uma trilha de conhecimento, que passará por temas como comportamento, investimentos básicos para iniciantes a investimentos mais arrojados, como ações, fundos multimercado e até criptomoedas.

Para ajudar os leitores nessa trilha, investidores profissionais, analistas, e grandes especialistas do mercado darão aulas quinzenais para ensinar o passo a passo dos investimentos.

Você pode conferir a programação do Guia do Investidor UOL aqui.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que apresenta todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro. Veja as histórias inspiradoras e dicas de especialistas para multiplicar o seu dinheiro