Banco Pan sobe em um dia e cai no outro: o que fazer com as ações?

Depois de uma alta de 6,07% nas ações do Banco Pan (BPAN4) ontem (30), o papel da companhia figurava entre as maiores baixas do início do pregão da Bolsa de Valores brasileira desta quinta-feira (31). Às 12h40 a ação estava em R$ 10,77, o que representa uma queda de 1,82%.
O que está acontecendo com o Banco Pan para ter uma alta significativa seguida de baixa no dia seguinte? Especialista ouvido pelo UOL explica e revela se vale a pena investir em ações da empresa.
Nesta quarta-feira o BTG (BPAC11) fechou a compra da massa falida do Banco Econômico, que quebrou em 1995 e está ainda em regime de liquidação extrajudicial. O BTG é dono do Banco Pan desde maio do ano passado, que anteriormente pertencia à CaixaPar.
Assim como o Banco Econômico —que pertencia ao ex-ministro da Indústria e Comércio no governo do general Ernesto Geisel (Ângelo Calmon de Sá) e foi palco de diversas fraudes no sistema financeiro—, o Banco Pan também teve dias de escândalos.
Quando ainda pertencia ao empresário Silvio Santos, foi anunciado um rombo de R$ 4 bilhões provocados por fraudes entre 2006 e 2010. O problema começou com a venda da carteira de créditos para outras instituições financeiras. O banco vendia esses créditos, mas ainda os mantinha em seu balanço para maquiar os resultados.
"Com a compra do Banco Econômico, o foco negativo, dentro do BTG, sai do Pan e vai para o Econômico. Isso alivia a pressão sobre os papéis do Pan, que sofreram muito", diz Márcio Lorega, analista do PagBank sobre a alta que o banco teve.
O que fazer em relação ao Banco Pan?
De acordo com Lorega, do PagBank, a recomendação é de compra para ações do Banco Pan (BPAN4), com valorização em 12 meses prevista de 49,86%.
Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso