IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Musk compra 9% do Twitter e ações disparam; saiba como e se vale investir

Elon Musk - Divulgação
Elon Musk Imagem: Divulgação

Lílian Cunha

Colaboração para o UOL, de São Paulo

04/04/2022 12h13

As ações do Twitter dispararam cerca de 20% na bolsa americana Nasdaq nesta segunda-feira (4) Elon Musk comprar 9,2% da rede social. Fundador da Tesla (fabricante de carros elétricos) e da SpaceX (produtora de sistemas aeroespaciais, como foguetes e satélites), Musk é a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em US$ 273 bilhões (cerca de R$ 1,2 trilhão), segundo ranking da Bloomberg.

Mas dá para aproveitar essa onda aqui do Brasil? Especialistas respondem a essa dúvida e mostram dois caminhos possíveis para brasileiros investirem em papéis do Twitter.

Como investir em ações do Twitter?

A primeira maneira para aplicar em papéis da rede social é comprar recibos de ações do Twitter (TWTR34) por corretoras de investimento. São as chamadas BDRs (Brazilian Depositary Receipt).

Por volta das 11h45 de hoje (horário de Brasília), as BDRs do Twitter apresentavam alta de 24,92%. "A variação do dólar entra na cotação" e isso influencia a cotação da BDR, de acordo com Breno Bonani, analista-chefe da VGR Asset.

Há um segundo modo de investir no Twitter. "Abrir uma conta internacional e comprar diretamente a ação", diz Bonani. A Avenue Capital e a XP Securities, por exemplo, atuam nesse segmento e permitem essa compra.

Bonani afirma que a aquisição direta da ação é mais recomendável, porque tem mais liquidez (possibilidade de resgate imediato sem perda de valor) e não há retenção de uma parcela dos dividendos (lucro da empresa dividido entre os cotistas, ou seja, investidores que compraram a ação). Alguns bancos e corretoras cobram 5% dos dividendos, segundo ele.

E vale a pena comprar papéis do Twitter?

"Não faz sentido", afirma o analista da VGR Asset. "O Elon Musk é conhecido por entrar e sair dos ativos muito rápido e a gente só fica sabendo que ele vendeu muito depois, com uma certa defasagem".

Pedro Galdi, da Mirae Asset, concorda com Bonani. Para ele, a ação está com um preço muito alto e não vale a pena no momento.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.