IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ESG: empresas comprometidas com o planeta que são indicadas para investir

Carteira do BTG é focada em empresas ESG (meio ambiente, social e governança, em tradução livre) - tommy/Getty Images
Carteira do BTG é focada em empresas ESG (meio ambiente, social e governança, em tradução livre) Imagem: tommy/Getty Images

Lílian Cunha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/05/2022 14h23

Investir apenas em ações de empresas que são socialmente e ambientalmente responsáveis é uma preocupação que aumenta a cada dia. Para isso, o banco BTG criou uma carteira de ações recomendadas com esse perfil.

Estão entre as companhias escolhidas a Suzano (SUZB3), de papel e celulose; a empresa de agronegócios Raízen (RAIZ4); a Vamos Aluguel de Veículos (VAMO3); e a Hidrovias do Brasil Infraestrutura (HBSA3).

Veja abaixo mais detalhes da carteira focada em ESG (Environmental, Social, and Governance — meio ambiente, social e governança, em tradução livre) e por que investir em cada uma dessas empresas.

Em abril, a carteira do BTG teve uma desvalorização de 5,2%, contra um desempenho do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), negativo em 10,6%.

Suzano (SUZB3)

A Suzano (SUZB3), segundo o banco, foi escolhida por conta de suas florestas, que fazem da empresa negativa em geração de carbono. Ou seja, a empresa remove mais carbono da atmosfera do que adiciona.

Mas a Suzano também trabalha para melhorar a conservação da biodiversidade e reduzir o consumo de água, segundo o banco. Na frente social, o BTG diz que a empresa tem programas para aumentar a diversidade e inclusão.

Raízen (RAIZ4)

A dona dos postos Shell, a Raízen (RAIZ4), entrou para a seleção, uma vez que o BTG vê os biocombustíveis — e o etanol, em particular — como um dos principais componentes na transição para uma economia de baixo carbono. Resumindo, para o banco, os produtos da Raízen contribuem para a redução de emissões.

A empresa também tem metas para reduzir sua própria pegada de carbono e uso de água até 2030, o que é tido como bastante positivo.

Vamos Aluguel de Veículos (VAMO3)

A empresa de aluguel de veículos Vamos (VAMO3), de acordo com seu mais recente relatório anual, comprou 50 veículos que estavam na estrada há mais de 20 anos para reciclagem.

A companhia tem também uma frota elétrica e está, conforme o BTG, comprometida com a conversão de caminhões a diesel em modelos híbridos que podem ser abastecidos com biometano.

Hidrovias do Brasil Infraestrutura (HBSA3)

Hidrovias do Brasil (HBSA3), que é focada no transporte fluvial, estuda, de acordo com o BTG, formas de reduzir suas emissões.

A empresa tem uma parceria com a Weg (especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores e geradores) para criar um empurrador elétrico híbrido para substituir aqueles cuja combustão é a diesel, o que deve reduzir suas emissões.

A companhia também investe em projetos de energia solar, o que é mais ponto a favor aos olhos do banco para somar a carteira de ações.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.