Estes fundos prometem reunir os melhores investimentos; conheça os FoFs
Fundos de investimentos são usados por quem quer uma gestão profissional de seu dinheiro. Eles buscam os melhores lugares para investir. O FoF (fundo de fundos) é uma especialidade que aprofunda esse conceito, porque investe em outros fundos. Veja se vale a pena.
FUNDOS SÃO UM CONDOMÍNIO DE INVESTIDORES
- Um fundo normal funciona como se fosse um condomínio de investidores, e o gestor fica responsável por escolher as melhores opções.
- FoFs são fundos que aplicam em cotas de outros fundos e não diretamente em ações ou títulos. FoF significa "fund of funds" (fundo de fundos em inglês).
- Eles reúnem vários gestores e estratégias de uma vez só, segundo George Wachsmann, CEO da Empiricus Gestão.
- A diferença é que um fundo normal segue a estratégia de um único administrador.
- No fundo de fundos, há diversificação de gestão.
Existem diversos tipos de FoFs, como Fundos de Fundos de Ações, Fundos de Fundos Multimercado e Fundos de Fundos Imobiliários.
QUANTO OS FOFS RENDEM?
- A renda é variável. Em relatório da Empiricus, de 21 FoFs listados, apenas oito tiveram retornos positivos nos últimos 12 meses.
- O produto que teve a maior rentabilidade bruta foi o FoF MF Retorno Absoluto, de 19,37%.
- Os dados são contabilizados até novembro de 2022 e não incluem os descontos, como da inflação e taxa de administração, que varia de fundo para fundo (na maioria das vezes a partir de 1%).
Veja exemplos de rendimentos:
- FoF MF Retorno Absoluto: 19,37%
- FoF MF Multimercado: 15,18%
- FoF Prev Conservador: 11,44%
- FoF Prev Arrojado: -3,80%
- FoF SP Ações: -6,67%
- FoF MF Global Equities: - 34,03%
PARA QUAL PERFIL DE INVESTIDOR É INDICADO?
- Apenas dois dos seis FoFs acima apresentaram resultados maiores que o CDI (11,99%) e o Tesouro Nacional Direto 2027 (11,83%) nos últimos 12 meses.
- Os FoFs também possuem risco de crédito, ou seja, a possibilidade de quebra de uma determinada gestão.
- Por causa do risco, os FoFs são uma opção para quem tem perfil mais arrojado.
QUANTO CUSTA INVESTIR?
- Há FoFs com investimento inicial de R$ 100, enquanto outros podem chegar a R$ 5.000.
- Além da taxa de administração, os fundos cobram taxa de performance (quando o fundo apresenta um desempenho maior do que o esperado).
- As taxas não são fixas e variam de acordo com a instituição e com o fundo.
- A tributação varia de acordo com o tipo de fundo: além do Imposto de Renda, alguns também cobram IOF.
VALE A PENA?
- Para que o investimento em FoFs compense, é importante simular todos os custos embutidos e conhecer o histórico dos gestores.
- Fundos que tiveram prejuízo nos últimos 12 meses podem apresentar ganhos que superam as perdas em outros intervalos de tempo (24 meses, 36 meses etc.)
- Essas informações podem ser encontradas nos sites dos bancos e das gestoras.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.