Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Como selecionar os melhores FIIs para investir?

Fundos imobiliários: Confira o que fazer na hora de escolher um para investir - Getty Images
Fundos imobiliários: Confira o que fazer na hora de escolher um para investir Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/05/2023 04h00

Você quer investir em fundos imobiliários, mas não sabe como escolher o melhor?

Veja o que analisar antes de investir em FIIs. No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira Lueny Santos diz que é preciso entender a estratégia do fundo. Ela fala também sobre como diversificar sua carteira com este tipo de investimento.

Essa é um trecho da segunda aula, de uma série de quatro aulas, sobre renda passiva. O aulão "Renda passiva: como investir para ter dinheiro pingando sempre na sua conta" pode ser visto ao vivo às quintas-feiras, das 16h às 16h40.

Assinantes do UOL podem reassistir às aulas quantas vezes quiserem. Ao final, os assinantes ainda vão ganhar um guia exclusivo sobre como ter renda com seus investimentos. Assine aqui e participe!

Como escolher os fundos imobiliários?

Conheça as diferenças entre os dois tipos de FIIs e entenda as estratégias de um determinado fundo.

Para minimizar os seus riscos, você deve fazer algumas análises. Onde o fundo está investindo? Qual a qualidade dos ativos investidos? Qual a concentração dos ativos no portfólio? Em qual mercado ele atua? Isso significa saber quais prédios comerciais ou shoppings estão na carteira do fundo, se estão bem localizados, etc.

Busque a diversificação na escolha desses ativos. Ou seja, investir em diferentes fundos (entre tijolos e papel) e em diferentes classes (shopping, hospitais, fazendas do agro, etc.). "Não adianta você ter dois fundos imobiliários que, mesmo tendo nomes diferentes, compram shoppings. Na hora em que o mercado de shopping for afetado, os dois fundos vão ter queda", diz.

A proporção de cada classe na sua carteira vai depender do cenário macroeconômico e da análise do gestor do fundo. "Assim como as ações, os fundos imobiliários dependem de um acompanhamento maior. Os FIIs não têm prazo para acabar", diz ela.

Quais os riscos de investir em FIIs?

Risco do mercado: O imóvel não valorizar como a expectativa.

Risco de crédito: É o não pagamento que foi acordado. "Se o inquilino não paga o aluguel, isso influencia na rentabilidade do fundo", diz.

Renda passiva

Quer saber mais sobre investimentos? Essa matéria faz parte de uma série do Papo com Especialista, que é um grande aulão sobre investimentos inteligentes para quem está começando, a partir do dia 20 de abril.

Vamos falar sobre tudo o que você precisa saber para conseguir viver com uma renda dos seus investimentos e ter sempre um dinheiro pingando na sua conta. Serão quatro aulas, em que vamos tratar de ações que pagam dividendos, fundos imobiliários, títulos de renda fixa e fundos de investimentos. As duas primeiras aulas já estão no ar. A primeira aula pode ser assistida aqui e a segunda, aqui.

As aulas vão poder ser assistidas ao vivo, toda quinta-feira das 16h às 16h40. Assinantes podem reassistir às aulas quantas vezes quiserem. Ao final, os assinantes UOL vão ganhar guia exclusivo sobre como ter renda com seus investimentos. Assine aqui e participe!

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. Há ainda conteúdos diários sobre diversos tipos de ativos.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.