IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Especialista em investimentos conta o que aprendeu com seus maiores erros

Getty Images
Imagem: Getty Images

05/10/2016 08h53

SÃO PAULO – Ninguém gosta de recordar os próprios erros. Quando se trata de dinheiro, então, o arrependimento costuma ser ainda maior. O colunista Paul Merriman, do site "MarketWatch", que é educador financeiro e fundador de uma empresa de assessoria financeira, decidiu listar alguns de seus maiores erros com dinheiro e investimentos e o que é possível aprender com cada um deles.

Ele conta que seu primeiro erro foi acreditar que conseguiria retornos extremamente elevados rapidamente. Agora, ele compreende que os dois primeiros investimentos que fez eram pura especulação.

Quando fez o primeiro deles, conseguiu dobrar seu dinheiro rapidamente. Então, ficou confiante de que tinha alguma espécie de conhecimento especial em vez de apenas sorte. Com isso, fez um investimento muito similar e acabou perdendo todo seu dinheiro.

Além disso, outra lição que Merriman conta que aprendeu com esse erro foi a de confiar em um corretor de ações que sabia que ele procurava por “ação” e assim permitiu que ele se arriscasse garantindo suas comissões.

Ele ainda comenta que, naquele momento, estava ainda na faculdade e com a sua esposa grávida. Com isso, não poderia ter feito uma aplicação tão arriscada com um dinheiro que não poderia se dar ao luxo de perder.

Empréstimos e novos negócios

Merriman conta que emprestou dinheiro para seus amigos e que isso é algo que diz para pessoas jovens nunca fazerem. Muito frequentemente você pode acabar perdendo tanto seu dinheiro quanto a amizade.

Ele ainda comenta que já investiu em ações de empresas que ajudavam a fomentar novos negócios, mas que só trouxeram prejuízo.

De acordo com Merriman, esses erros aconteceram quando estava na casa dos 20 e 30 anos e, assim, ele aprendeu a ser um investidor mais conservador e cauteloso. No entanto, ele conta que acabou colocando essa lição em prática muito antes do que o necessário e perdeu a chance de ganhar muito mais com um nível de risco que seria aceitável para seus objetivos e necessidades.

E isso o leva diretamente para o seu maior erro: nunca considerou buscar um bom assessor financeiro. Se tivesse feito isso antes, teria evitado várias perdas e muitos momentos de ansiedade.

Assessoria

Atualmente, ele relata que conta com uma excelente assessoria financeira que faz com que seus investimentos estejam em ordem. Merriman aponta que essa é uma das duas decisões mais inteligentes que tomou nesse sentido. A outra foi a de automatizar seus investimentos, de modo a não ter que fazer nada manualmente.

Ele ainda pondera que é claro que esse serviço todo não é gratuito, mas ele encara esse gasto como sendo um dos melhores investimentos que já fez. Ainda segundo o colunista, agora ele pode gastar seu tempo se preocupando em viajar, aproveitar a vida e fazer outras coisas sem se preocupar com seus investimentos.