Especialistas elegem melhores campanhas publicitárias do ano; veja as top 5
Resumo da notícia
- Ranking foi produzido pelo "Meio & Mensagem", um dos principais veículos de propaganda e marketing do Brasil
- Eleição envolveu cem executivos das principais agências de publicidade do país
- Primeiro lugar foi para a ação do Burger King que pedia para consumidores "queimarem" anúncios dos concorrentes
O "Meio & Mensagem", um dos principais veículos de propaganda e marketing do Brasil, publicou em sua edição impressa desta semana o resultado de uma enquete sobre as melhores campanhas nacionais de 2019.
O ranking foi definido a partir de uma votação feita com cem executivos do setor, entre presidentes, vice-presidentes ou diretores de criação das principais agências de publicidade do país. Cada um deles preparou uma lista com as dez melhores ações de marketing do ano.
Segundo a publicação, 145 campanhas foram citadas. Confira as cinco mais bem votadas:
5) "Méqui" (agência DPZ&T para o McDonald's)
O McDonald's assumiu seu apelido "Méqui" para lançar a maior campanha publicitária do ano. A ideia era celebrar a "intimidade da marca com seus consumidores" e preparar terreno para o lançamento da loja 1.000 da rede no país.
João Branco, diretor de marketing do McDonald's, contou mais sobre a ação no podcast Mídia e Marketing, do UOL, publicado hoje (17/12). O trecho sobre a campanha começa aos 21:33 da entrevista.
Veja o vídeo da campanha:
4) "A boneca que nunca pedi" (agência W+K para a Nike)
A ação da Nike questiona a ideia de que meninas devem brincar de boneca. Lançada às vésperas da Copa do Mundo de futebol feminino, a campanha é estrela pela jogadora Andressa Alves e aborda estereótipos de gênero, problema que a atleta enfrentou desde a infância.
Fernanda Antonelli, diretora geral da agência, falou sobre a criação da campanha durante entrevista ao podcast Mídia e Marketing, publicado em outubro. O trecho sobre a campanha começa aos 5:27 da entrevista.
Relembre a campanha:
3) "Caverna do Dragão" (agência DPZ&T para a Renault)
A Renault usou a "memória afetiva" dos fãs para transformar a campanha de Kwid Outsider no episódio final do desenho animado Caverna do Dragão, exibido no Brasil entre os anos 1980 e 1990. O roteiro do comercial ainda teve aprovação internacional da Hasbro, empresa que detém os direitos sobre o desenho animado.
O lançamento contou com uma "avant premiére", como nos filmes de cinema. A estreia aconteceu durante um intervalo do Jornal Nacional, na Globo, e foi publicado em primeira mão pelo UOL.
Veja o fime:
2) "Air Max Graffiti Stores" (agência AKQA para a Nike)
A ação usou os grafites da capital paulista para vender os tênis da marca norte-americana. As pinturas se transformaram em lojas virtuais da Nike.
A campanha foi a ação brasileira melhor pontuada na edição deste ano do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, o maior evento da publicidade mundial. Lá, ficou com o grande prêmio na categoria Mídia, além de ganhar 2 troféus de Prata e 3 de Bronze em outras categorias.
Confira o vídeo da ação (em inglês):
1) "Anúncio grelhado" (agência David para o Burger King)
Para apimentar ainda mais seu histórico de provocações com o McDonald's, o Burger King fez um desafio aos consumidores: quem "queimasse" um anúncio do concorrente ganharia um sanduíche da rede. A ação, lançada em março, faturou nada menos do que 9 troféus no Festival de Cannes deste ano (sendo 1 de Ouro, 3 de Prata e 5 de Bronze).
Ariel Grunkraut, diretor de Vendas e Marketing do Burger King, falou sobre a rivalidade com o McDonald's no podcast Mídia e Marketing, publicado em setembro. O trecho sobre a ação começa aos 16:45 da entrevista.
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