Durante pandemia, empresas fazem até happy hour e festa junina online
![Festa junina da BlaBlaCar: eventos virtuais estão se popularizando por causa da pandemia - Divulgação/BlaBlaCar Brasil](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/67/2020/08/12/festa-junina-virtual-da-blablacar-brasil-1597243191999_v2_900x506.png)
Resumo da notícia
- Pandemia popularizou o uso de ferramentas webmeeting para integrar e estimular a socialização entre funcionários
- Além de festa junina e happy hour, empresas como Roche, Veracel e BlaBlaCar tem criado jogos, shows e debates online
- Especialista acredita que o novo formato, mais barato para empresas, pode continuar mesmo após a pandemia
Impossibilitadas de reunir funcionários, empresas como Roche, BlaBlaCar e Royal DSM êm realizado festas da mesma maneira que trabalham: remotamente. Os aplicativos de webmeeting, muito utilizados para reuniões, também foram cooptados para estimular a socialização e a integração das equipes.
"Várias companhias estão encontrando formas criativas de comemorar: happy hour virtual, festa junina remota, truco online, aniversariantes do mês, sessões de saúde e bem estar coletivo virtual, entre outras opções", relata Mayra Fragiacomo, consultora estratégica de comunicação e recursos humanos na Job Transition.
Para a Veracel Celulose, o São João era inadiável. "Estamos localizados em Eunápolis, no sul da Bahia, e o mês de junho é tipicamente tomado pelas festividades, em todo o estado. Por isso, tínhamos que fazê-lo", afirma Dienane Brandão, gerente de desenvolvimento humano e organizacional.
Bebendo (e jogando) na frente do computador
A Veracel também já organizou o Dia das Mães e Dia dos Pais, cafés da tarde e festa para os aniversariantes do mês. Além, claro de um happy hour que ocorre a cada 15 dias, às sextas feiras. "O objetivo é papear, jogar conversa fora, após o horário de expediente", afirma Dienane. "Essa conexão sempre foi importante e se tornou mais ainda com a pandemia."
Happy hours virtuais também estão na agenda da BlaBlaCar Brasil. "O aspecto que mais faz falta ao time com o home office é a interação social com os colegas", diz Nara Farias, gerente de comunidade e relacionamento. A companhia também tem investido em promover interatividade por meio de outras atividades, como jogos. "Fizemos sessões online de 'Imagem & Ação' ou 'Stop'; foi bem divertido", relata Nara.
Um dos happy hours da Roche Farma Brasil foi animado pela Banda Roche, composta por funcionários. Outro serviu como pausa para reflexão: o tema foi a comunidade LGBT. "Os colaboradores puderam debater de maneira espontânea e colaborativa", afirma Rodrigo Cezar, gerente de eventos e viagens da empresa.
A "invasão" acidental de webmeetings por cônjuges, filhos ou animais de estimação também inspirou um outro formato de confraternização na Roche. "Fizemos um encontro chamado 'Minha Família É Show', em que convidamos os familiares dos colaboradores para apresentar seus talentos", conta Cezar.
Você toparia uma festa virtual mesmo depois da pandemia?
Outro ponto a ser considerado é a infraestrutura disponível para os participantes. "Ouvimos muitos relatos de problemas relacionados à conexão da internet, que geralmente oscila muito", afirma Fragiacomo.
Por outro lado, as comemorações virtuais exigem menos gastos com logística e infraestrutura, e podem até deixar de ser "excepcionalidade" e se tornar uma opção oficial. "Ainda vamos precisar de bastante tempo para retomada dos eventos com público. E, mesmo quando superada a pandemia, acredito que essas festas serão mantidas, intercaladas com eventos presenciais", conclui.
O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que vai destacar as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores. Os vencedores serão definidos a partir dos resultados da pesquisa FIA Employee Experience, que vai medir o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH. As inscrições estão abertas até o dia 12/9 e podem ser feitas, gratuitamente, no site da pesquisa FIA Employee Experience.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.