IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

5 motivos para inscrever sua empresa no Prêmio da FIA e do UOL

Prêmio valoriza a transparência da empresa, o trabalho da equipe de RH e a satisfação dos funcionários - Getty Images/iStockphoto/Annasunny
Prêmio valoriza a transparência da empresa, o trabalho da equipe de RH e a satisfação dos funcionários Imagem: Getty Images/iStockphoto/Annasunny

Diogo Antônio Rodriguez

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar irá reconhecer as empresas brasileiras com melhores práticas de RH e clima organizacional
  • Premiações deste porte ampliam a capacidade das empresas em atrair e reter talentos
  • Pesquisa na qual o prêmio é baseado trará dados detalhados para que empresas possam tomar decisões estratégicas em sua gestão de pessoas
  • Pesquisa também abordará home office, ajudando companhias a recalibrar suas iniciativas durante a pandemia

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, uma iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do UOL para destacar as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre seus colaboradores.

A partir da pesquisa FIA Employee Experience, elaborada com uma metodologia exclusiva da FIA, serão avaliados o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a relação dos funcionários com o CEO da companhia. Os vencedores serão anunciados em novembro.

Mas, na prática, que benefícios sua empresa pode obter por participar do prêmio? Como isso pode trazer efeitos para sua organização, seus funcionários e seu negócio? Confira a seguir.

1. Atração e retenção dos seus talentos

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar dá visibilidade às empresas participantes, que aumentam sua capacidade de atrair e reter novos talentos para suas equipes. "Os participantes aliam sua marca à ideia de credibilidade e transparência em sua gestão de pessoas, fazendo com que a organização seja atraente para os melhores profissionais do país", afirma Matthias Wegener, coordenador da pesquisa FIA Employee Experience.

2. Valorização da sua equipe de RH

O processo da pesquisa é conduzido pela equipe de Recursos Humanos. A exposição destes profissionais aos dirigentes e gestores evidencia sua capacidade de mobilização do quadro de funcionários e sua função de mantenedores da cultura - ou de catalisadores da mudança, caso ela seja necessária.

Os ganhos de imagem com a eventual qualificação da empresa como um Lugar Incrível para Trabalhar também serão creditados, em grande parte, ao time de gestão de pessoas. É um mérito dentro e fora da organização, enriquecendo o currículo e a carreira destes profissionais, e tornando-os grandes parceiros do negócio.

Trabalho equipe - Getty Images/iStockphoto/ilyaliren - Getty Images/iStockphoto/ilyaliren
Empresas participantes terão acesso a um retrato detalhado do clima organizacional da empresa
Imagem: Getty Images/iStockphoto/ilyaliren

3. Riqueza de dados para informar suas decisões estratégicas

A pesquisa FIA Employee Experience gera dados detalhados a respeito das organizações participantes. "Essas informações apoiam a tomada de decisões gerenciais para a melhoria do ambiente de trabalho e das práticas de gestão de pessoas, visando sempre criar um espaço que seja agradável e produtivo ao mesmo tempo", afirma Wegener.

Para isso, a FIA mantém uma plataforma de dados chamada ATMOSFERA, ao qual as organizações terão acesso após a premiação. Ele coloca à disposição todos os recursos disponíveis para a tomada de decisão de gestores e dirigentes. Além disso, as empresas participantes podem receber análises de seus dados feitas por especialistas em clima organizacional, workshops de gestão estratégica de clima com a equipe de RH e uma apresentação dos resultados ao CEO da organização.

4. Exposição da sua marca

A partir dos resultados da pesquisa FIA Employee Experience, as empresas de maior destaque serão reconhecidas no Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar. Toda a divulgação será feita pelo Grupo UOL, que recebe mais de 114 milhões de visitantes únicos por mês e tem mais de 52 milhões de seguidores nas redes sociais. Os Lugares Incríveis para Trabalhar serão conhecidos por dezenas de milhões de brasileiros e a marca da sua empresa pode estar nesta lista.

5. Seus funcionários serão ouvidos

Neste momento de incertezas gerado pela pandemia, a rotina de milhões de pessoas foi alterada. Uma parte dos trabalhadores teve de adotar o home office, outra foi obrigada a mudar hábitos e a praticar distanciamento social. "A pesquisa mostrará qual experiência a empresa está propiciando ao funcionário ao longo dos últimos meses e como se compara em relação ao mercado", explica Wegener. "Assim, ela poderá ajustar o que for necessário e continuar a investir esforços no que está dando certo, garantindo a produtividade da empresa e a satisfação dos colaboradores".

As inscrições para o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar estão abertas até 12/9 no site da pesquisa FIA Employee Experience.