PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Respeito racial faz do Sabin um "lugar incrível para trabalhar"

Sabin/Divulgação
Imagem: Sabin/Divulgação

Carol Castro

Do UOL, em São Paulo

26/08/2021 00h37

O Grupo Sabin nasceu há mais de 37 anos no Brasil e, atualmente, possui 296 unidades, espalhadas em 54 cidades, atendendo 6 milhões de clientes. Em resposta à Pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), realizada entre fevereiro e junho de 2021 com mais de 180 mil funcionários de 380 empresas brasileiras, seus 3 mil colaboradores descrevem a empresa como um lugar focado em uma causa maior, com ambiente tolerante e solidário.

Não à toa, um sólido programa de diversidade e inclusão garantiu à empresa o destaque como a "Mais Incrível em Respeito Racial".

Sabin - Eric Fiori/UOL - Eric Fiori/UOL
Imagem: Eric Fiori/UOL

Em 2018, o departamento de gestão de pessoas da empresa criou um programa de diversidade e inclusão estruturado para fortalecer uma cultura inclusiva, garantir a implementação de ações de promoção da diversidade e da inclusão e acompanhar metas e evoluções relacionadas à representatividade de diferentes grupos sociais na organização. Ele é constituído por cinco pilares: gênero, raça, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e multigerações.

"Quando assumi a presidência, reafirmei meu compromisso de cuidar das pessoas. Nosso ambiente organizacional diverso, igualitário, alegre e harmônico, também nos inspira a projetar cada vez mais ações em favor de uma cultura humanizada e voltada ao cuidado com nossos colaboradores", conta Lídia Abdalla, presidente do grupo Sabin.

O respeito às diferenças é ponto forte dentro da cultura da empresa, que oferece anualmente à liderança capacitações sobre diversidade, inclusão e viés inconsciente. E para manter os avanços, todos os anos, a gestão de pessoas avalia e compara as promoções e remunerações de negros em comparação aos brancos, visando assegurar salários e remunerações variáveis justas, igualitárias e livres de discriminação.

Sabin - Equidade racial - Grupo Sabin/Divulgação - Grupo Sabin/Divulgação
O departamento de gestão de pessoas do Grupo Sabin, criado em 2018, tem cinco pilares: gênero, raça, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e multigerações.
Imagem: Grupo Sabin/Divulgação

"Preparamos os profissionais responsáveis por selecionar e promover os colaboradores para que levem em consideração os possíveis vieses no momento de decidir sobre ajustes salariais, abrindo o tema para ser discutido de maneira consciente e responsável", destaca Abdalla.

"Temos o compromisso empresarial e social de engajar uma gestão humanizada, inclusiva e diversa, mas esses conceitos precisam transcender os programas corporativos. Eles devem ser genuínos e estar nos valores e princípios das organizações", finaliza.

Quer ver sua empresa entre as vencedoras do LIPT 2022? As inscrições estarão abertas no site FIA Employee Experience - FEEx em setembro de 2021.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT) é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). O levantamento mede o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH.

PUBLICIDADE