IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Resposta à pandemia confirma Sebrae PR como "lugar incrível para trabalhar"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

26/08/2021 00h59

Com uma rede de atendimento composta por seis regionais, 26 escritórios, 42 pontos de atendimento e 181 salas do empreendedor, o Sebrae sempre foi fundamental para estimular o empreendedorismo e acelerar o processo de formalização da economia no Brasil. No entanto, a responsabilidade aumentou diante da disseminação da Covid-19.

Neste cenário de adversidade e desafios, o capítulo paranaense da instituição cuidou de quem estava mais perto e a faz funcionar. E a partir do apoio aos quase 300 colaboradores, se manteve forte para atender os clientes. Como fruto deste cuidado, o Sebrae Paraná foi premiado como "Lugar Mais Incrível para Trabalhar" entre as empresas de pequeno porte que responderam à pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), realizada entre fevereiro e junho de 2021 com 181.551 funcionários de 380 empresas brasileiras. A empresa também foi a que mais pontuou no setor de educação.

Sebrae Paraná - Eric Fiori/UOL - Eric Fiori/UOL
Imagem: Eric Fiori/UOL

"Devido à pandemia, a taxa de empreendedorismo por necessidade cresceu. Para melhor atender os nossos clientes, sabemos da importância de proporcionar aos colaboradores o melhor ambiente para trabalhar", afirma José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças e responsável pela área de recursos humanos. "Neste período preparamos nossas lideranças, inovamos em processos, e investimos na segurança psicológica, qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores."

Ao longo da crise da Covid-19, o Sebrae Paraná fortaleceu, pelos meios digitais, a conexão com micro e pequenas empresas. São diversos os exemplos de ações nesse sentido, como a Coronaplan: uma força-tarefa dedicada ao atendimento, articulação e desenvolvimento de soluções para dar suporte aos empreendedores na crise. "Unimos ambientes digitais, nossa rede territorial, central de relacionamento e atendimento especializado para apoiar a sobrevivência dos negócios e, com isso, manter empregos e renda", explica Gava Neto.

Paralelamente, a equipe elaborou soluções digitais para atender novas demandas com soluções e ferramentas inovadoras que simplificaram a gestão e favoreceram a tomada de decisão no cenário da pandemia. Ao mesmo tempo que articulavam políticas públicas, recursos foram aportados para facilitar o acesso ao crédito, além de apoiar os governos do estado e de municípios na formação de planos de retomada guiados para o ambiente de negócios.

Vitor Roberto Tioqueta, Sebrae PR - Sebrae PR/Divulgação - Sebrae PR/Divulgação
Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente, conta que o do Sebrae PR não interrompeu os atendimentos durante a pandemia de Covid-19 e que o modelo híbrido de trabalho deve permanecer.
Imagem: Sebrae PR/Divulgação

"Tudo isso só foi possível com a dedicação da nossa equipe, que compreendeu nosso papel essencial de suporte aos empreendedores. Quando aderimos ao home office, implementamos para 100% dos colaboradores, prezando a saúde e a segurança de todos. Como já tínhamos equipamentos e infraestrutura adequados para essa prática, nos adaptamos bem", relata Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente. "Felizmente, tudo aconteceu de forma ágil e não interrompemos em nenhum momento os atendimentos durante a crise causada pela Covid-19. Hoje, já estamos adotando o modelo híbrido de trabalho, que deve permanecer mesmo após a pandemia."

Este é o sexto ano consecutivo que o Sebrae Paraná participa de avaliações como a do prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar. "Recebemos diferentes formas de reconhecimento desde então. Mesmo com as adversidades enfrentadas nos últimos anos, o que nos mantém focados e inspirados em atender o nosso cliente é cumprir a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo", afirma o diretor superintendente. "Participar da pesquisa Lugares Incríveis para Trabalhar vai além da premiação, trata-se de um olhar estratégico para as pessoas", conclui.

Quer ver sua empresa entre as vencedoras do LIPT 2022? As inscrições estarão abertas no site FIA Employee Experience - FEEx em setembro de 2021.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT) é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). O levantamento mede o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH.