IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estrategistas recomendam cautela com ações em outubro por desfecho eleitoral incerto

Paula Arend Laier

01/10/2018 13h23

SÃO PAULO (Reuters) - Estrategistas de ações recomendam cautela na Bolsa brasileira em outubro dado o panorama ainda bastante incerto sobre o resultado da disputa presidencial no país, enquanto o cenário externo pode adicionar volatilidade em meio à continuidade de tensões comerciais envolvendo os Estados Unidos.

"A atenção do mercado está completamente voltada para o cenário eleitoral no Brasil, com uma indefinição ainda grande e um resultado potencialmente binário para a bolsa", afirmou a XP Investimentos, em nota a clientes.

"...aumentamos as proteções para o mês de outubro a fim de evitar volatilidade excessiva por conta do cenário eleitoral", destacou a equipe da XP.

O tom mais conservador vem particularmente após o Ibovespa, índice de referência de ações da B3, subir 3,5% em setembro e acumular no terceiro trimestre elevação de 9%.

"Nós acreditamos que as chances de um resultado negativo para as eleições presidenciais deste mês aumentaram nos últimos 30 dias, e não achamos que o mercado esteja avaliando isso adequadamente", endossou o BTG Pactual, que também optou por um portfólio mais defensivo em outubro.

As últimas pesquisas eleitorais têm mostrado os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) liderando com certa folga a corrida eleitoral, mas os cenários de segundo turno envolvendo os dois permanece nebuloso. O primeiro turno da eleição ocorre no dia 7 de outubro. O segundo, no dia 28.

A Lerosa Investimentos, que também vê volatilidade à frente em razão da corrida eleitoral, destaca ainda a reunião de política monetária do Banco Central no final do mês, após a definição do novo presidente, "com possibilidade em aberto de mudança na taxa Selic evidenciada tanto no comunicado quanto na ata".

No exterior, as questões comercias envolvendo os EUA, particularmente o embate com a China, devem continuar afetando o humor dos investidores, principalmente pelo potencial efeito sobre o crescimento da economia mundial.

A equipe da BB Investimentos ressalta que o volume de capital estrangeiro para a bolsa continua firme, acompanhando o movimento global de retorno aos mercados emergentes, o que deve continuar influenciando o pregão, apesar das incertezas eleitorais.

Dados mais recentes da B3 mostram entrada líquida de capital externo de quase R$ 3 bilhões em setembro até o dia 27. 

Veja abaixo cinco carteiras de ações para outubro compiladas pela Reuters:

BB Investimentos

BRMalls

B2W

Itaú Unibanco PN

Lojas Renner

Gerdau PN

Magazine Luiza

IRB

Taesa

Smiles

Vale

BTG Pactual

Suzano

B3

TIM

Gerdau PN

Rumo

Lojas Renner

IRB

Equatorial

MRV

Oi

Terra Investimentos

Petrobras PN

Cemig PN

Cosan

Valid

Itaú Unibanco PN

Localiza

Gerdau PN

XP Investimentos

Banco do Brasil

Engie

B2W

Petrobras PN

Suzano

Equatorial

Gerdau PN

Localiza

BRF

Vale

Lerosa Investimentos

Ambev

BB Seguridade

CVC Brasil

Hypera

IRB

MRV

Grupo Pão de Açúcar PN

Localiza

Vale

WEG