PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Todos a Bordo

NOTÍCIA

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tinta mais leve faz avião economizar 3,8 milhões de litros de combustível

Nova tinta usada na pintura deixou o Boeing 737-800 com 28 quilos a menos - Divulgação
Nova tinta usada na pintura deixou o Boeing 737-800 com 28 quilos a menos Imagem: Divulgação

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/02/2021 04h00

A companhia aérea American Airlines começou um processo de repintura de seus aviões que, além de deixá-los com uma aparência melhor, promete gerar uma grande economia de combustível. A empresa vai mudar o tipo de tinta usada e, com isso, espera economizar 3,8 milhões de litros de combustível por ano quando toda a frota for renovada.

Após oito a dez anos de uso, os aviões comerciais necessitam de uma repintura completa da fuselagem. Como a American Airlines mudou a identidade de seus aviões em 2013, a frota da companhia começa a passar pelo processo de repintura.

Para a repintura, a American Airlines decidiu usar um novo tipo de tinta que não utiliza uma camada de mica, um mineral que ajuda a proteger e dar brilho à pintura. Ao retirar a mica, a companhia afirmou que a tinta, chamada de Silver Eagle. fica mais leve, mais barata e, consequentemente, economiza combustível e é melhor para o meio ambiente.

pintura AA - Divulgação - Divulgação
Pintura dos aviões precisa ser refeita a cada oito a dez anos; camada anterior é toda retirada antes da repintura
Imagem: Divulgação

28 quilos a menos

O processo começa na frota do modelo 737-800 da companhia para depois ser expandido para todos os modelos utilizados pela American Airlines. Segundo a empresa, os novos aviões já serão entregues com a nova tinta a partir do segundo semestre deste ano.

Em um Boeing 737-800, a retirada da mica reduz em 28 quilos o peso da pintura. Pode até parecer pouco pelo tamanho do avião, mas ao longo de um ano a diferença é significativa.

A American Airlines tem 262 Boeing 737-800 na frota, que realizam uma média de seis voos por dia. Com os 28 quilos a menos em cada avião, em um ano, há uma redução no consumo de combustível de 1,2 milhão de litros somente com a frota do Boeing 737-800.

A economia será ainda maior quando todos os quase 900 aviões da empresa receberem a nova pintura. "Ao mudar para o Silver Eagle, nossa frota de aviões queimará aproximadamente 3,8 milhões de litros a menos de combustível por ano. Estimamos que somente isso reduzirá as emissões de carbono da American em 9.525 toneladas métricas por ano, uma vez que a frota seja repintada", afirmou Jill Naden, engenheiro do 787 na American Airlines.

pintura AA 2 - Divulgação - Divulgação
Nova tinta, chamada de Silver Eagle, não usa mica, mas aérea diz que aparência é praticamente idêntica
Imagem: Divulgação

Mais de 2.400 voos

A quantidade total de combustível economizado é suficiente para realizar mais de 2.400 voos com o Boeing 737-800 lotado entre São Paulo e Rio de Janeiro. Nessa rota, o modelo consome cerca de 1.550 litros com 184 passageiros a bordo.

O combustível economizado também é suficiente para realizar cerca de cem voos entre São Paulo e Nova York (EUA) com 242 passageiros a bordo de um Boeing 787-8, cujo consumo na rota é de cerca de 40 mil litros. Os 3,8 milhões de litros que serão economizados com a nova tinta também poderiam ser utilizados para realizar 60 voos entre Rio de Janeiro e Paris (França) com 320 passageiros a bordo do Boeing 777-200, que consome 60 mil litros nessa rota.