IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Aérea Itapemirim diz que foi vendida para Baufaker Consulting

Avião da Itapemirim com matrícula PS-SPJ, em homenagem ao então dono da empresa, Sidnei Piva de Jesus - Alexandre Saconi/29.jun.2021
Avião da Itapemirim com matrícula PS-SPJ, em homenagem ao então dono da empresa, Sidnei Piva de Jesus Imagem: Alexandre Saconi/29.jun.2021

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/04/2022 21h23

Em comunicado interno aos seus empregados, a Itapemirim Transportes Aéreos anunciou que foi vendida para a Baufaker Consulting, empresa financiada e controlada por brasileiros. A mensagem é assinada pelo presidente da Itapemirim, Adalberto Bogsan, que confirmou a informação ao UOL.

Ainda segundo Bogsan, o acordo foi fechado nesta terça-feira (13). A nova empresa deve se concentrar agora na reorganização da companhia, que possui dívidas milionárias com fornecedores, aeroportos e funcionários.

Os detalhes sobre a venda não foram informados pela Itapemirim.

Segundo a companhia, as duas empresas irão se reunir nos próximos dias para definir a estratégia para o futuro da empresa. Ainda há expectativa de geração de novos empregos.

O grupo já estaria em contato com bancos americanos para buscar financiamento para o novo projeto da companhia.

Fim das atividades

A empresa parou de operar em 17 de dezembro após uma série de irregularidades e cancelamentos de voos. Dos sete aviões que foram contratados, um nem chegou a voar e seis foram enviados de volta para os seus proprietários (empresas que fazem o leasing, uma espécie de aluguel das aeronaves).

Mais recentemente, funcionários que ainda não receberam o pagamento dos salários atrasados relataram não terem conseguido nem o informe de rendimentos para efetuar a declaração do Imposto de Renda.

À época, a empresa disse que foram casos isolados e que adotou as medidas necessárias para corrigir os problemas.

Veja a íntegra do comunicado sobre a venda da empresa:

"Prezados colaboradores,

É com grande satisfação que comunico aos profissionais da nossa companhia, que a Baufaker Consulting, empresa financeira controlada e administrada por brasileiros, acaba de adquirir a ITA Transportes Aéreos.

Após concretizar o negócio, o novo acionista concentra esforços na capitalização da empresa, na reorganização e manutenção do grupo de colaboradores e executivos.

Com a aquisição e manutenção dos leasings de cinco aeronaves, do tipo A320ceo, promete inaugurar um novo e inédito modelo de transportar passageiros e cargas em território nacional.

Na próxima semana, começa a nova fase de retomada com reuniões com SAC, Anac, além de negociações dos passivos acumulados neste período de interrupções das operações, como salários, leasing, taxas de aeroporto, reembolso de passageiros e outros.

Desejo vida nova e ótimo voo...

Adalberto Bogsan
CEO"